Respostas
Resposta:
veganismo, redução do uso de plásticos
Explicação:
alimentos de origem animal poluem muito durante sua produção.
(e olha que eu como carne)
Resposta:
1 – Trocar as lâmpadas da casa
As atitudes sustentáveis em casa podem começar pela substituição das lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED. Estas últimas são ainda mais econômicas que as fluorescentes e, além disso, não contêm metais pesados, consomem apenas 8W para fornecer a mesma luminosidade de uma incandescente de 60W e duram 40 vezes mais.
2 – Leve a reciclagem a sério
Somos 7 bilhões de habitantes no planeta, mas geramos 1,4 bilhão de toneladas de lixo por ano. Só no Brasil, são 76 milhões de toneladas de lixo, dos quais apenas 3% são reciclados. No entanto, pelo menos 30% de tudo o que vai parar nos lixões poderia se transformar em algum produto útil.
Você pode ter atitudes sustentáveis em casa reduzindo a quantidade do que joga fora, reutilizando tudo o que for possível. Separe também o que pode ser reciclado – papéis, plásticos, vidros e metais – e leve para a coleta seletiva na sua cidade.
3 – Reduza o uso de embalagens
Já reparou que nem sempre é preciso usar embalagens? Na academia, leve sua squeeze de casa, evitando garrafinhas descartáveis no treino, substitua os copinhos descartáveis por canecas de cerâmica e copos de vidro e leve os produtos do mercado para casa em ecobags, em vez de sacolas de plástico.
O Brasil recicla apenas 17,5% do plástico rígido. O restante, que é levado para o lixo, demora até 400 anos para degradar. Além disso, para produzir um quilograma de plástico, gasta-se 1,5 litro de petróleo.
4 – Decore com objetos usados e materiais naturais
Tenha atitudes sustentáveis também na hora de mobiliar e decorar a casa. Aposte no consumo consciente. Aproveitar antigos objetos e móveis antigos, de família ou de brechós, é uma das grandes tendências da decoração.
Além da beleza do desgaste natural da peça, é possível dar novos usos a esses objetos, criando ambientes personalizados. O uso de materiais naturais também colabora com o meio ambiente, por serem biodegradáveis.
5 – Tire os aparelhos da tomada
Aparelhos ligados na tomada, em stand-by, representam até 12% do total da conta de energia elétrica da casa. Por isso, não só em viagens, mas sempre que estiverem ociosos, deixe-os totalmente desligados. Luzinha vermelha acesa, mesmo com o aparelho desligado, representa um gasto silencioso de energia elétrica.
6 – Cuidado com a posição da geladeira e do freezer
A geladeira e o freezer devem ficar em posições estratégicas. Eles não devem estar próximos a fontes de calor, como fogão e forno, ou de portas e janelas que permitam a incidência de luz solar. Esses fatores geram calor no eletrodoméstico, fazendo com que o termostato tenha que trabalhar mais para manter a temperatura ideal.
7 – Avalie trocar o ar-condicionado pelo ventilador
Hoje há vários modelos de ar-condicionado com gases não poluentes e baixíssimo consumo de energia, como os de tecnologia Inverter. Se o seu não é um desses, considere trocar o aparelho por um ventilador.
Ventiladores não emitem gases, consomem bem menos energia e há modelos bastante potentes, para todos os tamanhos de cômodos.
8 – Reutilize a água da sua máquina de lavar
As atitudes sustentáveis devem estar relacionadas também à reutilização da água. A da máquina de lavar, por exemplo, pode ser reaproveitada para lavar carro, varanda, etc. A água da chuva e até do ar-condicionado também pode ser reutilizada, sendo colhida através das calhas e das mangueiras em recipientes plásticos.
9 – Tenha mais plantas em casa
Você sabia que ter mais plantas em casa também é uma atitude sustentável que pode ajudar você a economizar? Em casa ou em apartamento, as plantas ajudam a controlar o microclima local, tornando a temperatura mais agradável.
Com isso, você reduz a necessidade de refrigeração artificial no calor, gasta menos energia e ainda colabora para melhorar a qualidade do ar através da fotossíntese.
Atitudes sustentáveis como essas, quando adotadas no dia a dia de inúmeras casas, são capazes de fazer uma grande diferença na saúde do planeta. Siga essas dicas e tenha a certeza de que, assim, você estará colaborando para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
Explicação:
Espero ter ajudado ! ✨
Bons estudos ! ❤️