Sobre a Sociologia brasileira é correto afirmar:
a) O conceito de homem cordial, desenvolvido por Sergio Buarque de Holanda, afirma que o brasileiro tende a ser fraterno por conta da sua racionalidade altamente desenvolvida.
b) O conceito de homem cordial é um exemplo de tipo ideal weberiano.
c) O progresso só seria atingido, segundo Sergio Buarque, quando superássemos o conceito de homem cordial.
d) A sociologia de Sergio Buarque vê uma linha divisória muito tênue entre o público e o privado na sociedade brasileira, o que por sua vez representava um sinal de progresso.
e) Caio Prado Junior defendia a tese que a formação social brasileira estava aquém do processo de formação do capitalismo global.
f) Para Caio Prado Junior, a monocultura, o latifúndio e o trabalho escravo representavam os três pilares básicos para o nosso processo de colonização.
g) Caio Prado Junior defendeu a tese de que nossa economia teve uma independência em relação às economias dos países europeus.
Respostas
A alternativa C é a que melhor se aplica ao conceito de Homem Cordial e seu desenvolvimento na sociedade.
O homem cordial foi um termo refletido por Sérgio Buarque de Holanda para explicar o indivíduo que se adequou as fórmulas do sistema.
Aquele homem que morava no campo, precisou converter sua vida para as mudanças e se adaptar, por isso, o "homem cordial" não tem haver necessariamente com a cordialidade, porém, atrapalha a democracia pois um de nossos deveres é não concordar com todas as imposições do estado, devemos recorrer nossos direitos e buscar melhores condições de vida todos os dias.
Caio Prado Júnior dialogou sobre a colonização como um processo relacionado a expansão marítima, ou seja, algo que ocorreu justamente como um reflexo das grandes navegações.