A escola brasileira de magia, que recebe estudantes de toda América do Sul, encontra-se profundamente escondida dentro da floresta tropical. O fabuloso castelo parece ser uma ruína para os olhos dos poucos Trouxas que já o avistaram (um truque compartilhado por Hogwarts; a opinião é dividida em quem pegou a ideia de quem). Castelobruxo é um imponente edifício quadrado de rochas douradas, frequentemente comparado a um templo. Tanto a construção quanto o terreno são protegidos pelas Caiporas, pequenos e peludos seres espirituais que são extremamente arteiros e astutos e que surgem sob a vigília da noite para proteger os estudantes e as criaturas que vivem na floresta. A antiga Diretora de Castelobruxo, Benedita Dourado, uma vez riu cordialmente, em uma viagem de intercâmbio para Hogwarts, quando o Diretor Armando Dippet reclamou de Pirraça, o poltergeist. A oferta da diretora de enviar ao diretor algumas Caiporas para a Floresta Proibida “a fim de mostrar-lhe o que seria realmente um problema” não foi aceita.
Os estudantes de Castelobruxo usam vestes de um verde brilhante e são especialmente avançados tanto em Herbologia quanto em Magizoologia; a escola oferece programas de intercâmbio bem populares para estudantes europeus que desejam estudar a flora e a fauna mágicas da América do Sul.
ROWLING, J. K. Castelobruxo. Texto traduzido do inglês, Equipe pH.
Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2018.
Após ler com atenção o texto predominantemente descritivo acerca da escola brasileira de magia, sua tarefa será construir uma narrativa com 20 a 25 linhas. Seu narrador será uma aluna brasileira novata em Castelobruxo e ela estará encantada com tudo que a escola pode lhe oferecer; porém, ela encontrará problemas com as Caiporas, ser folclórico das lendas indígenas do Brasil.
Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2018
Procure desenvolver bem a narrativa com descrições e impressões vindas da narradora-personagem. Não se esqueça de elaborar um título bem criativo!
Nenhum arquivo selecionado
Respostas
A escolha
Sou a Bernadete, a aluna destaque do colégio Ribeirinho de Minas Gerais. Sou uma filha adotiva, criada por Joana e Paulo, que me encontraram próximo de uma mata quando pequena e me resgataram para ser uma criada. Sou um mistério, não sei minhas origens mas tenho habilidades mágicas que estão comigo desde criança.
O fato é que em uma noite sombria de um dia cansativo, após uma tempestade terrível, recebi uma visita de duendes que se identificaram como representantes da escola Castelobruxo. Vieram para me convocar para a instituição, para entrar no próximo ano letivo. Fui às escondidas e foi a melhor escolha que fiz nesta vida .
Castelobruxo é sem dúvida um lugar dos sonhos. Foi onde descobri minhas origens bruxas, tive minhas aulas de magias, fiz amizades com Joana e Clarissa. Mas sem dúvida após aquela ida no jardim proibido tivemos sérios problemas com os Caiporas. Eles descobriram que quebramos as regras e acabamos adentrando em um local proibido. Depois de lutar com seres poderosos q estavam escondidos na floresta, salvamos Castelobruxo de uma invasão maligna.
Bons estudos!