Qual distúrbio da adeno-hipofise pode provocar redução da frequência do ciclo menstrual e perda da visão?
me ajudem, por favor
Respostas
Resposta:
O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.
Resposta:
Está complicada esta pergunta. Se for da adeno-hipófise (hipófise anterior), teria que ser uma diminuição do hormônio estimulante da tireoide (TSH), o que causaria uma diminuição do hormônio da tireoide, a tiroxina e, consequentemente, hipotireoidismo, com bradicardia, ganho de peso, mixedema, cansaço, fraqueza, unhas quebradiças, diminuição da menstruação, anemia e por aí vai. Mas, o que ocorre geralmente no hipotireoidismo é a diminuição do hormônio da tireoide (pois esta está com deficiência) e, por feed back negativo a hipófise lança muito mais TSH no sangue tentando compensara baixa quantidade de tiroxina circulante e nunca conseguindo, razão dos exames sempre apontarem tiroxina baixa e TSH sempre alto.
Mas, com base na pergunta um tanto quanto incomum, temos baixas quantidades de TSH sendo liberados pela adeno-hipófise e, consequentemente, estimulando pouco a tireoide ocorrendo um hipotireoidismo hipofisário
Explicação:
Pan-hopituarismo ou infartamento hipofisário (síndrome de Sheehan) está descartado pois haveria, logo de início, ausência de ciclos menstruais dos sintomas citados.
Por gentileza, marcar esta resposta como a melhor, afinal tive que pesquisar se era síndrome de Sheehan ou Shee-han... Além de me fazer pensar muito, ainda tive que pesquisar, que absurdo!
Brincadeira. Se precisar de mais esclarecimentos sobre esta questão, basta adicionar nos comentários.