• Matéria: Filosofia
  • Autor: euburra000
  • Perguntado 3 anos atrás

porque na filosofia costuma-se estudar apenas a filosofia Europeia​

Respostas

respondido por: Cereja2457
0

Resposta:

É uma forma diferenciada de pensar e agir que nos conduz a questionar racionalmente a nós mesmos e o que se constrói como resultado das ações humanas. Trata-se de ultrapassar a opinião e construir uma resposta a um problema, a saber, aquilo que é aceito por muitos, ou simplesmente assumido, mas que é falso ou que se mostrará incompleto ou superficial.

Espero ter ajudado!

respondido por: larissamagrani
1

Costuma-se estudar somente uma Filosofia Europeia pelo fato de haver um preconceito estrutural acerca do surgimento da Filosofia.

Concebe-se que seu surgimento aconteceu na Grécia Antiga. Contudo, sabe-se, atualmente, que havia Filosofia em outras civilizações.

Há, por exemplo, a Filosofia de matriz Africana, que pode ajudar a combater o racismo no Brasil ao trazer à tona um pensamento descolonial e aposto ao europeu.

A Filosofia Africana e suas vertentes trabalha com a ideia da coletividade e da diversidade, diferentemente da Filosofia Ocidental, onde sujeito é tido como indivíduo e sociedade é pensada em sua unidade.

A Filosofia Africana aborda o múltiplo, o ser, o plural e acredita que unidade e totalidade podem se agrupar, criando uma noção política cunhada na participação coletiva e unida da sociedade.

Portanto, pensar e refletir segundo a matriz africana traz uma possibilidade de olhar o mundo com novos olhos e de conceber conceitos de forma inovadora.

Link: brainly.com.br/tarefa/17492176

Anexos:
Perguntas similares