Respostas
respondido por:
0
O evento se propõe a discutir diferentes experiências históricas em contextos africanos forjados às margens ou em conexão com os oceanos Atlântico e Índico, numa perspectiva da história social, entre os séculos XV e XX.
O diálogo entre a produção africanista brasileira e a produção internacional, enfatizando confluências e distinções, se constitui num dos eixos centrais do evento. O enfoque geográfico busca um balanço entre regiões africanas que foram integradas aos mundos Atlântico e Índico através de dinâmicas econômicas, sociais e culturais engendradas pelo comércio transoceânico de longa distância.
Ao propor uma reflexão não só sobre a África Atlântica, mas também sobre aquelas banhadas pelo Índico, o evento tem como ambição contribuir para a ampliação do horizonte historiográfico da produção brasileira sobre o continente africano, assim como propor uma visão alternativa às perspectivas que ignoram as conexões entre o Atlântico e o Índico.
Salientando dinâmicas e protagonismos africanos numa escala local e global, o evento proporcionará uma oportunidade para fazer um balanço da produção brasileira recente sobre a história da África.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás