Respostas
Resposta:
Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? Claro que isso pode ser um exagero, mas é importante ter em mente que a introdução de uma redação é um cartão de visitas. É por ela que o examinador começará a avaliar o seu texto.
A introdução deve apresentar dois aspectos muito importantes:
A) a sua tese sobre o tema proposto (neste caso, uma tese sobre o racismo no Brasil) e;
B) a apresentação da sua lógica de argumentação, ou seja, quais argumentos você pretende desencadear ao longo do desenvolvimento do texto.
Veja um exemplo de introdução para a nossa redação pronta sobre racismo no Brasil:
O racismo é uma chaga social no Brasil. Mesmo após mais de um século de abolição da escravatura, a população negra permanece, na maioria das vezes, à margem dos espaços de prestígio. A relação de exclusão com base na cor da pele está presente nos ambientes de trabalho, nas universidades, nos hábitos cotidianos. Compreender como o racismo opera no tecido social e como é possível superá-lo é, dessa forma, confrontar uma ferida que marca o país.
1. Perceba que, na introdução acima, a tese está presente logo na primeira frase: “O racismo é uma chaga social no Brasil”.
2. Depois, uma primeira contextualização sobre a tese é apresentada: “A relação de exclusão com base na cor da pele está presente nos ambientes de trabalho, nas universidades, nos hábitos cotidianos”.
3. A introdução é, então, finalizada com a apresentação da lógica de argumentação, encaminhando o leitor para o desenvolvimento do texto: “Compreender como o racismo opera no tecido social e como é possível superá-lo é, dessa forma, confrontar uma ferida que marca o país“.
4. Dessa forma, o leitor é preparado para um desenvolvimento textual que discorrerá sobre “como o racismo opera no tecido social e como é possível superá-lo”.
Explicação:
"sem parecer que é dar Internet " mas vc tá pegando da Internet!