Um químico realizou um experimento para estudar a velocidade de dissolução (solubilização em função do tempo) de comprimidos efervescentes em relação ao estado do comprimido e à temperatura da água. Utilizando sempre a mesma quantidade de água, registrou os tempos aproximados (em segundos) de dissolução, e os resultados estão representados no gráfico abaixo. (02) Para o comprimido amassado, a velocidade de dissolução é maior.(04) A velocidade de dissolução do comprimido diminui conforme aumenta a temperatura.(08) A quantidade de comprimidos nos experimentos não influencia a velocidade de sua dissolução.(16) Com o aumento da temperatura, a aceleração da dissolução é maior para o comprimido amassado.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
(02) Para o comprimido amassado, a velocidade de dissolução é maior. (Correto, visto que altera a consistência do comprimido)
(04) A velocidade de dissolução do comprimido diminui conforme aumenta a temperatura. (Incorreto, na verdade a dissolução aumenta com o aumento da temperatura)
(08) A quantidade de comprimidos nos experimentos não influencia a velocidade de sua dissolução. (Incorreto, a quantidade de comprimidos influencia sim na velocidade da dissolução)
(16) Com o aumento da temperatura, a aceleração da dissolução é maior para o comprimido amassado. (Correto, a dissolução será, nesse caso, mais rápida)
Assim, está CORRETO o que se afirma nas asserções 02 e 16, e incorreto nas asserções 04 e 08.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás