• Matéria: História
  • Autor: gecianeg980
  • Perguntado 3 anos atrás

Na Mesopotâmia, os frutos da civilização foram partilhados entre diversas cidades-estados e, no interior delas, entre vários grupos sociais, se bem que desigualmente. No Egito dos faraós, os frutos em questão concentraram-se quase somente na Corte real e, secundariamente, nos centros regionais de poder. Se na Mesopotâmia o comércio cedo começou a servir também à acumulação de riquezas privadas, no Egito as trocas importantes permaneceram por mais tempo sob controle do Estado. CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986 (adaptado). Um fator sociopolítico que caracterizava a organização estatal egípcia no contexto mencionado está indicado no (a):

A) atrofiamento da casta militar.

B) instituição de assembleias locais.

C) eleição dos conselhos provinciais.

D) fortalecimento do aparato burocrático.

E) esgotamento do fundamento teocrático​

Respostas

respondido por: belaaaa19
3
Sobre o fator sociopolítico caracterizada pela organização estatal citada é o fortalecimento do aparato burocrático.
A sociedade egípcia é desenvolvida sob uma hierarquia com a manutenção na mobilidade social que é considerada como nula.
As classes de divisão possuem funções bem definidas sendo aqueles que apresentam menor poder tinham que obediência aqueles com maiores poderes.
O sistema administrativo se apresenta no serviço público que se baseia em um regulamento estático com a definição da organização de serviços e das tarefas. Existe na organização estatal egípcia um fator de fortalecimento do aparato burocrático.



Resposta (D) fortalecimento do aparato burocrático.
Perguntas similares