Respostas
Após a realização dos cálculos ✍️, podemos concluir mediante ao conhecimento de dízimas periódicas que:
a) ✅
b)✅
Dízimas periódicas
São números decimais que apresentam a parte decimal infinita e periódica. Para encontrar a geratriz de uma dízima periódica podemos utilizar equações de primeiro grau para resolver. Para isso, basta obedecer o roteiro abaixo:
- chamar de uma variável a dízima do exercício.
- verificar quantas períodos ( números que se repetem após a vírgula) a dízima possui e multiplicar por um fator de 10,100,1000 etc de acordo com o número de períodos.
- Se a dízima tiver antiperíodo multiplica-se por 10, 100,1000 de acordo com o número de antiperíodo que a mesma possuir e seguir de forma análoga ao passo 3.
- Por fim subtrai-se uma igualdade de outra caso a nova igualdade apresente a mesma parte periódica ou se preferir reescreva a última igualdade de modo conveniente.
✍️Vamos a resolução do exercício
a) Aqui perceba que o antiperíodo da dízima é 2. Chamando de x a dízima vamos multiplicá-la por 10:
note que a parte periódica da primeira igualdade e da segunda são distintas. vamos multiplicar a última igualdade por 10 pois temos apenas um período:
agora a parte periódica da última igualdade e da segunda igualdade são iguais. Reescrevendo a última igualdade de modo conveniente temos:
b) Aqui temos dois antiperíodos: 1 e 3. Chamando de y a dízima vamos multiplicá-las por 100:
Perceba que a parte periódica da última igualdade não é igual ao da primeira. Vamos multiplicar a igualdade por 10 pois temos um período:
Note que agora as partes periódicas são iguais. Reescrevendo a última igualdade modo conveniente temos:
Saiba mais em:
brainly.com.br/tarefa/41798873
brainly.com.br/tarefa/32979884
Explicação passo-a-passo:
[tex]0.13444... = \frac{134 - 13}{900} = \frac{121}{900}