Qual o objetivo da revolução dos costumes praticada pelos jovens após 1950? *
10 pontos
Manifestar-se a favor do alistamento militar, dos costumes religiosos e das formas de autoridade.
Romper com os estilos musicais clássicos e instaurar uma música voltada para os valores conservadores.
Apoiar a moralidade conservadora da sociedade em detrimento dos costumes imorais que estavam surgindo.
Acabar com a repressão moral, sexual e de costumes antigos, rompendo laços de subordinação e obediência
Sobre a Ética do Discurso do filósofo Habermas, marque a opção correta: *
10 pontos
Através da propaganda e do discurso, faz-se valer somente uma única moralidade, onde basta o argumento de autoridade.
Através do discurso, o indivíduo busca convencer as pessoas de seu ponto de vista, onde busca-se argumentos para favorecer sua opinião.
Através da conversa, o indivíduo busca convencer o outro de que a ética do cuidado é a melhor forma de se comportar na sociedade.
Através do imperativo categórico, o indivíduo convence o outro de que a moralidade correta é aquela formulada por Kant durante o iluminismo.
Através do diálogo livre, sem constrangimentos, com argumentos válidos e coerentes, se constrói uma moralidade democrática.
Sobre a ética do cuidado, marque a opção correta: *
10 pontos
Resgata a moralidade de David Hume, que busca retratar que a razão sempre será escrava das paixões.
Valoriza o utilitarismo como causa final da moralidade, onde o indivíduo busca cuidar dos outros agindo de forma a satisfazer o maior número de pessoas possível.
Busca resgatar os valores de cuidado e empatia, valorizando a conectividade, a atenção com os outros e a compaixão.
Procura instruir os indivíduos de seus deveres e direitos, além de valorizar a criação de leis mais justas.
Através da comunicação, o indivíduo constrói sua razão a partir de uma argumentação que busca o entendimento entre os participantes. Esse diálogo precisa ser livre e não autoritário
A ação útil é sempre a mais correta. Deve-se buscar a maior duração possível e a maior intensidade nas ações e para o maior número possível de pessoas.
A ação útil é sempre a mais correta e para o maior número de pessoas. Deve-se buscar a qualidade dos prazeres antes do tempo e da intensidade. Além disso, os prazeres superiores são aqueles voltados para os sentimentos, para a cognição e para as emoções.
A moralidade possui uma causa final voltada para a felicidade. Essa felicidade só pode ser alcançada pela justa medida. *
A moralidade deve ser voltada para o dever. O indivíduo deve agir de forma autônoma e fazer de sua ação moral uma máxima, uma lei universal. *
Você já deve ter ouvido falar de Nietzsche. Em sua época, sua filosofia ousada causou espanto e influenciou filósofos posteriores. Perdurando por muito tempo, a filosofia moral de Nietzsche fez parte de diversos grupos de jovens após 1950. Marque a alternativa que caracteriza a filosofia moral de Nietzsche: *
A moralidade é absoluta, criada através de valores indiscutivelmente corretos, como a bondade, a humildade e a piedade. O ser humano deveria abandonar a afirmação da vida e viver de acordo com a conduta moral correta, criada pela igreja e pelos bons costumes.
A moralidade é alcançada somente através da purificação. Viver é sofrer, pois o ser humano está sempre desejando e, esse desejo, leva ao sofrimento. Mesmo após conseguir algo, o sofrimento persiste. Afinal, a conquista nunca é como realmente imaginamos. O segredo para uma boa vida moral é o desapego dos bens materiais e a convivência com os outros.
A moralidade é uma invenção do homem, por isso nunca será exata. Nietzsche propôs abandonar a moralidade religiosa, pois Deus está morto, e preservar a moralidade baseada nos valores simples, como a humildade e a bondade. Não se pode deixar-se cair no completo niilismo e o ser humano precisa se agarrar em sua cultura e seus valores primordiais.
A moralidade pertence aos mais fortes, puros de coração. Não existem valores absolutos dentro das instituições e o indivíduo precisa encontrar sua própria moralidade. Nietzsche defende que os valores devem partir de uma lei universal, criada pelo próprio indivíduo, onde o dever moveria suas ações e não o mero temor de uma punição.
A moralidade não é absoluta. O cristianismo impôs uma moralidade de rebanho às pessoas, baseada em valores de bondade, humildade e piedade, que é uma moralidade fraca e dos ressentidos. Para Nietzsche, Deus está morto e a humanidade precisa abandonar toda a cultura e a moralidade, assim surgindo um novo indivíduo, um além do homem, capaz de afirmar a vida e ser senhor de si mesmo.
Alguém pode me ajudar!!
Respostas
respondido por:
0
A revolução dos costumes possibilitou que os jovens mudassem a forma de comportamento bem como as vestimentas, músicas, dentre outros.
Importante notar que a década de 50 foi muito abalada pelas mudanças ocorridas com o final da segunda guerra mundial.
Nesse sentido, os mais jovens quiseram fazer diversas mudanças que modificassem a cultura belicista da época.
Isso se traduziu nas roupas usadas, nas músicas, no estilo de vida, no trabalho, dentre outros.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás