texto: Furtei uma flor
furtei uma flor daquele jardim . O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor . Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água . logo senti que ela não estava feliz . O copo destina-se a beber , a flor não é para ser bebida .
Passei - a para o vaso , e notei que ela me agradecia , revelando melhor sua delicada composição . Quantas novidades há numa flor , se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto , eu assumira a obrigação de conservá-la . Renovei a água do vaso , mas a flor empalidecia . Temi por sua vida . Não adiantava restitui-la ao jardim .
Já murcha , e com a cor particular da morte , peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me : -que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim .
— Carlos Drummond de Andrade
após ler o texto responda :
1- Que fato facilitou o "furto da flor" ? ( furto= sem a pessoa ver / roubo= ato criminoso feito na presença da vítima )
2- Por que a flor não estava feliz , de acordo com nosso cronista ?
3-Por que ele se via na obrigação de preservar a flor ?
4- Apesar de ele trocar a água , cuidar bem , a flor empalidecia (ficava pálida , sem forças , sem vida) por quê ? Como o homem se sentia ?
5- Por que o porteiro chamou atenção do homem ?
Respostas
respondido por:
1
1- o fato de o porteiro cochilar e não prestar atenção no Jardim
2- desculpa essa eu nao sei
3- pelo fato dele mesmo ter pego a flor e ele ter feito a flor ficar 'triste'
4- Pq ela precisava dos nutrientes que so havia no jardim
O homem se sentia mal
5- nao sei também
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás