Tradicionalmente, a escrita da história brasileira recebeu influências de concepções e elementos externos, contudo, de acordo com Cardoso e Vainfas (2011), a Nova História tardou muito a penetrar no âmbito da historiografia brasileira, só o fazendo, a rigor, a partir de meados da década de 1980, tempo em que as "mentalidades" já estavam em processo de reformulação na França e a Nova História cultural despontava como sua principal "herdeira". Sobre a Nova História Cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A influência da Escola dos Annales está presente nos debates sobre o Brasil contemporâneo, principalmente em temas como a História do Cotidiano, a História das Mentalidades, estudos sobre o Imaginário, além de novas abordagens de questões clássicas da história política nacional.
( ) A coleção História da Vida Privada no Brasil, organizada pelo historiador Fernando Antônio Novais, conta com diversos historiadores e historiadoras que se debruçaram sobre as alterações no cotidiano nacional resultantes de tecnologias como o rádio, o cinema, a televisão, a presença da eletricidade, dos bondes e dos automóveis.
( ) A história cultural não mantém laços com outras áreas de conhecimento, como a antropologia e a sociologia. Contudo, pesquisas acadêmicas passaram a estudar a história da infância, dos hábitos culinários e cotidianos, dos ritos fúnebres, dos cemitérios, entre outros.
( ) A historiadora Mary Del Priori escreveu sobre diversos assuntos que podem ser caracterizados como pertencentes à história cultural. Como exemplo, pode-se citar a sexualidade, o cotidiano, a mulher e os aspectos pessoais de personagens históricos, como D. Pedro I e a Marquesa de Santos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
quau ea seri podi mifala poq fica difisiu deu vepode
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás