A intolerância à lactose é a incapacidade total ou parcial do organismo de produzir a lactase, uma enzima que quebra a lactose, o açúcar dos produtos lácteos. Com isso, o composto se acumula no intestino e é fermentado pelas bactérias que vivem ali, provocando mal-estar. A ação da enzima (lactase) sobre o açúcar do leite (lactose) é uma reação de anabólica ou catabólica? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
O que causa a intolerância à lactose
Os sintomas decorrem da incapacidade total ou parcial do organismo de produzir a lactase, uma enzima que quebra a lactose, o açúcar dos produtos lácteos. Com isso, o composto se acumula no intestino e é fermentado pelas bactérias que vivem ali, provocando mal-estar.
A ação da enzima lactase sobre o açúcar natural do leite (= lactose, um dissacarídeo) auxilia na decomposição da lactose em açúcares mais simples e absorvíveis pelo organismo: glicose e galactose (2 monossacarídeos). Sendo assim, trata-se de uma reação de catabolismo pois promove a decomposição molecular.
Pelo contrário, reações de anabolismo promovem a formação de moléculas complexas, pela combinação entre moléculas mais simples.
Espero ter ajudado.