Etica e relativa ao tempo, o espaço e a cultura, escreva em texto dissertativo caracterizando a etica e a moral em cada um dos períodos historicos: Antiguidade, Idade media, Idade Moderna e Idade contemporanea.
Respostas
Resposta:
O texto dissertativo é o tipo textual mais utilizado nas provas discursivas de concursos públicos e de vestibulares. Essa escolha se deve à estrutura e ao objetivo desse texto, pois requer que o candidato conheça as estratégias da escrita dissertativa e também apresente um excelente repertório sociocultural.
Neste artigo você vai encontrar os seguintes conteúdos:
Características de um texto dissertativo
O que é uma dissertação argumentativa
O que é uma dissertação expositiva
Como o edital traz a dissertação
Características do texto dissertativo
O texto dissertativo é um texto escrito em prosa, ou seja, em formato de parágrafos. Deve ser constituído pelas seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Geralmente os concursos e vestibulares estipulam mínimo de 20 linhas e máximo de 30. No entanto, isso não é uma regra: alguns concursos como o da ABIN e o da carreira de diplomata já pediram um texto com máximo de 60 linhas.
Além disso, esse tipo textual pode exigir ou não a elaboração de um título. A maioria dos concursos militares exigem esse elemento; já nos concursos organizados pela banca CESPE o título não é necessário. Ainda, o texto do candidato deve apresentar coesão e coerência: a coesão, que é a ligação linguística entre os elementos textuais; e a coerência, responsável pelo sentido e a não contradição das ideias expostas.
A dissertação pode ainda se dividir em dois tipos: dissertação argumentativa ou dissertação expositiva.
Explicação: