1. Para sustentar a tese de que “A constante batalha da mulher pelos seus direitos e pela notoriedade social não é recente” que estratégia argumentativa a autora desse texto utilizou no segundo parágrafo? “No século XIX, época do movimento romântico, havia toda uma idealização da figura feminina: damas vistas como puras e recatadas, fiéis ao lar e aos maridos. Essa personificação de perfeição sempre mascarou a desvalorização de mulheres por seus esposos e pela sociedade...” *
a) Argumento por alusão histórica – comparando o passado ao presente, tecendo sua afirmação e reflexão crítica .
b) Argumento de autoridade por citação ou paráfrase.
c) Argumento por comprovação de dados estatísticos.
d) Argumentos por exemplificação com fatos da mídia.
e) Argumento por causa e consequência.
Respostas
Podemos evidenciar que o argumento que sustenta a tese da figura feminina e os seus preconceitos que a cercam está presente em um contexto histórico (item A).
De acordo com o texto, os movimentos feministas têm sido mais presentes após séculos da figura feminina ter sido associada a elementos como inferiores aos do homem.
As estratégias sobre o conceito do feminismo foram redefinidas na Terceira Onda. Atingindo os âmbitos filosóficos e políticos, o feminismo se consolidou como uma representação da luta das mulheres, em todos os cenários possíveis, visando a igualdade, principalmente.
A Terceira Onda Feminista também se preocupou em ressaltar que os problemas vividos pelas mulheres deveriam ser decididos apenas e unicamente por elas mesmas, dessa maneira, obtendo uma certa autonomia.