• Matéria: História
  • Autor: hebertlauton
  • Perguntado 4 anos atrás

Sobre a revolta regencial que ficou conhecida como Balaiada, marque a alternativa incorreta:
A) Os balaios se rebelaram contra o monopólio do comércio praticado pelos portugueses residentes em São Luís, o poder dos grandes proprietários e o recrutamento forçado.
B) O movimento era de caráter popular, mas diferenciou-se de outros movimentos populares da Regência porque escravos e libertos não participaram da revolta.
C) Verifica-se na região uma disputa de poder e as lutas foram travadas entre as elites locais.
D) A revolta conhecida como Balaiada ocorreu nas províncias do Maranhão e do Piauí, entre 1838 e 1841.

Respostas

respondido por: alexsampaio33
2

Resposta:

Resposta letra B

Explicação:

A Balaiada foi uma luta popular que ocorreu na província do Maranhão entre 1838 e 1841.

A revolta nasceu reivindicando melhores condições de vida, tendo contado com a participação de vaqueiros, escravos e demais desfavorecidos.

O nome dessa revolta provém dos “balaios”, que eram cestos fabricados na região.

Algumas lideranças se destacaram isoladas, principalmente pelo uso de estratégias de guerrilha contra as forças imperiais.

O vaqueiro Raimundo Gomes, ao ter seu irmão injustamente detido em Vila da Manga, ataca a cadeia e o liberta. Nesse ínterim, se apossa de muitas armas e munições, no dia 13 de dezembro de 1838.

Em outra localidade, o artesão e fabricante de balaios Manoel dos Anjos Ferreira, após ter as filhas desonradas por soldados, decide se unir ao movimento. Com um grupo armado, ele ataca várias vilas e fazendas no Maranhão.

Só então os líderes se agrupam e se unem a um terceiro comandante, que é o negro Cosme Bento de Chagas, quilombola e chefe militar de mais de 3 mil ex-escravos.

Em 1839, depois da tomada de importantes povoações, como Vila de Caxias e Vargem Grande, os revoltosos estabeleceram uma Junta Provisória.

Mas Manoel dos Anjos Ferreira é assassinado e Cosme se retira com suas tropas para o sertão.

Perguntas similares