GENTE PRECISO DE UM RESUMO DE UMAS 20 LINHAS COM NÚMERO DE PÁG, NOME DO AUTOR E DA EDITORA QUALQUER HISTÓRIA PLMDS É PRO DIA 25
Respostas
Resposta: João e Maria
Explicação:
A história infantil João e Maria, dos irmãos Grimm, é uma das mais populares entre as crianças. Quem não se lembra desse conto infantil? É normal os pais quererem resgatar a leitura de histórias que marcaram a infância. É uma forma que encontram de criar um vínculo importante com o filho e com a velha infância.
Esse conto de fadas de tradição oral e um clássico da literatura infantil relata as aventuras de dois irmãos: João e Maria. Filhos de um lenhador, vivem com o pai e a madrastra perto de um bosque. Como era muito pobres, a mulher teve a ideia de leva-los à parte mais profunda do bosque e abandona-los a própria sorte. O pai das crianças não queria mas cedeu à insistência da mulher.
Uma noite dessas, enquanto os dois meninos estavam a ponto de dormir, ouviram a decisão dos pais. João juntou pedrinhas brancas e as guardou no bolso
Pela manhã seguinte, os pais acordaram bem cedo para colocar em prática o plano tramado. João, dissimuladamente, ia traçando o caminho com pedrinhas para que, assim, sua irmã e ele não se perdessem e pudessem voltar ao lar.
Já no bosque, as crianças, muito cansadas, adormeceram. Ao acordar se deram conta da solidão, mas graças às pedrinhas conseguiram voltar para casa. Isso ocorreu por várias vezes. Quando a família não tinha o que comer, levava os meninos ao bosque.
Certa vez, João marcou o caminho com migas de pão, no lugar de pequenas pedras. No entanto, os pássaros comeram tudo e as crianças andaram três dias perdidos no bosque, sem conseguir regressar à casa. Em algum momento avistaram uma estranha casinha de pão, biscoitos e janelas de açúcar.
João, não teve dúvidas. Subiu no telhado e deu uma mordida. Maria, por sua vez, começou a comer os cristais de açúcar de uma das janelas.
De repente, abriu-se a porta da casa e apareceu uma mulher muito velha apoiada em um bastão. As crianças se assustaram, mas a atitude bondosa da senhora os convenceu a entrar. Ela lhes serviu uma deliciosa janta e preparou duas camas para que dormissem.
O que não esperava é que aquela aparente boa senhora, de fato, era uma bruxa má. Sua casa cheia de doces era a forma como atraía as crianças. Logo as trancava, as matava e as assava para comê-las.
E assim fez com João. Trancou-o em um curral e ordenou a Maria levar-lhe água e comida para que engordasse. No final de um mês, Maria se viu obrigada a ajudar a bruxa a preparar tudo para matar e cozinhar o irmão. Quando a malvada mulher meteu a cabeça na boca do forno para ver se estava quente, Maria lhe deu um empurrão. A velha bruxa caiu dentro. João fechou a porta. Logo buscou o irmão e o liberou.
Antes de sair da casa da bruxa, encheram os bolsos de pedras e brilhantes que a bruxa tinha escondido. Caminharam durante muito tempo, até chegar ao rio. Com ajuda de um patinho, chegaram ao outro lado da margem. Foi assim como conseguiram reconhecer o caminho de casa.
Ao chegar, o pai os viu e chorou de alegria. A madrasta fazia pouco tempo havia morrido.
As crianças, então, esvaziaram os bolsos e deixaram cair, no chão, as pedras preciosas. O pai ficou muito contente e as crianças também. Desde esse dia os três foram felizes juntos.
Grimm, Wilhelm (Author)
32 Pages - 04/01/2015 (Publication Date) - Martins Fontes - selo Martins (Publisher)