Caso 01: A professora Ana Maria trabalhava em uma escola pública no Rio de Janeiro. Ela leciona para uma turma de 2o ano do ensino fundamental. Sua sala de aula possui 30 alunos na faixa etária dos 08 aos 09 anos, sendo que, dentre esses 30 alunos, há um portador de deficiência auditiva, o aluno João.
A professora Ana Maria percebeu que João tem sido discriminado pelos colegas constantemente, sendo alvo de chacotas. Essa situação tem culminado em um processo de isolamento e, consequentemente, em um baixo rendimento no nível de sua aprendizagem.
1-O que pode estar acontecendo na sala de aula da professora Ana Maria?
2-O que você faria para ajudar a professora Ana Maria e o aluno João?
3-Que medidas poderiam ser tomadas para desenvolver uma nova percepção sobre a inclusão na escola?
Respostas
Resposta:
1- Bullying com coleguinha com deficiência
2- informaria a diretora, tentaria algum projeto para ajudar não só o colega com deficiência mais também os que fazem Bullying.
3- Projetos sobre igualdade, bullying.
Explicação:
espero ter ajudado!!!!!
Resposta e Explicação:
1) Exclusão de pessoas com deficiência na escola.
2) Para ajudar a professora: Contar com o apoio de outros funcionários da escola: coordenação escolar, pedagogos, psicopedagogos para conversar com os alunos da classe que devemos respeitar as diferenças e tratar todos igualmente. E para ajudar o aluno: Apoio particular destinado a esse aluno com o intuito de que ele possa aprender o que quiser na escola contribuindo para o bem estar dele.
3) Campanhas de conscientização sobre inclusão escolar de alunos com deficiência, palestras nos ensinando que haverá diferenças e devemos saber respeitá-las e incluí-las.
Espero ter ajudado e bons estudos.