• Matéria: Biologia
  • Autor: janatursilvas
  • Perguntado 4 anos atrás

Em determinados períodos do ano, o ar fica mais frio e mais denso, acumulando-se sobre as cidades como um manto de poluentes, caracterizando o fenômeno denominado inversão térmica. A respeito desse fenômeno ambiental, faça o que se pede: a) Explique por que ele é mais comum em dias de frios? b) Relacione a ocorrência dos episódios de inversão térmica com as características topográficas da cidade (se ela está localizada em uma planície ou beira-mar, se é circundada por montanhas, etc.).​

Respostas

respondido por: luisecarla7277
2

Resposta:

a) Esse fenômeno se intensifica durante o inverno, pois nessa época do ano, em virtude da perda de calor, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, influenciando diretamente na sua movimentação.

b) É importante ressaltar que a inversão térmica é um fenômeno natural, sendo registrada em áreas rurais e com baixo grau de industrialização. No entanto, sua intensificação e seus efeitos nocivos se devem ao lançamento de poluentes na atmosfera, o que é muito comum nas grandes cidades.

A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

Perguntas similares