Você faz parte da Equipe de Saúde Familiar (EFS) e, em um dos seus dias de trabalho, a técnica de enfermagem pede que você atenda uma adolescente grávida que chegou na recepção da ESF apresentando olhar vago, fala arrastada, sonolência e pedindo medicação para dor.
A técnica informa que aferiu a pressão arterial, que está 70/50, temperatura axilar 36 °C, batimentos cardíacos 80 bpm e respiração de 25 mrpm. Ela relata que conversou com a adolescente, questionando o motivo da dor, mas esta não respondeu e disse que precisava de medicação. Você vai até a recepção para chamá-la.
Respostas
Resposta:
otima
Explicação:
Resposta:
As ações realizadas seriam as seguintes:
- Explicar à adolescente que os profissionais da ESF estão ali para ajudá-la a estar protegida.
- Realizar o atendimento usando uma abordagem acolhedora e buscando gerar vínculo durante a conversa para que a paciente possa confiar nos profissionais.
- Informar a ela que existem outros serviços de saúde que também farão parte do apoio que ela precisa neste momento, pois será atendida em um serviço especializado para receber as medicações corretas e, assim, sair da crise pela qual está passando.
- Deixo claro que compreendo as suas emoções e que ela precisa dar continuidade ao uso das medicações e também frequentar as consultas psiquiátricas para que estas sensações comecem a diminuir e ela se sinta bem novamente, como se sentia quando fazia o tratamento.
- Também ligar para o NASF com o objetivo de conversar sobre o caso e decidir, em conjunto com a equipe do NASF e do ESF, que encaminhamentos serão feitos para que a paciente inicie o tratamento e saia da crise.
Explicação: