Considere uma criança, filho de pais normais e que tem uma doença de origem genética, monogênica e com herança autossómica recessiva. Qual é o genótipo dos pais da criança e qual a probabilidade de o casal ter outro filho com essa mesma doença? (20 Pontos) a) AA x aa; 1/8 b) Aa x aa; 1/2 c) Aa x Aa; 1/4 d) Aa x aa; 1/4
Respostas
A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a probabilidade desse casal ter outro filho com a mesma doença, é de 1/4 ou 25%, e o genótipo dos parentais é Aa, sendo assim, a alternativa correta é a letra C.
- Mas como saber disso ?
A questão nos diz que existe uma criança, que é filho de pais normais e que tem uma doença de caráter autossômico recessivo. Dito isso, nos pergunta qual é o genótipo do casal e qual a probabilidade desse casal ter outro filho com a mesma doença.
Apenas pela análise das alternativas, nós automaticamente, podemos anular as alternativas A,B e D, isso porque nessas alternativas, um dos progenitores é afetado pela doença, sendo assim, não é normal para aquela característica trabalhada na questão, mas para confirmar que a alternativa correta é a letra C, vamos fazer o cruzamento entre os pais.
- Fazendo o cruzamento :
A a
A AA Aa
a Aa aa
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e codificam alguém sem a doença.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam alguém sem a doença.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam alguém com a doença.
Portanto, concluímos que os genótipos dos parentais, são ambos heterozigotos (Aa) e a probabilidade de terem um outro filho afetado por essa doença é de 1/4 ou 25%. Portanto, a alternativa correta é a letra C.
Bons estudos e espero ter ajudado