Na ampulheta de Gallahue (2013), quando se trata da fase do movimento reflexo, temos dois estágios: o estágio de codificação de informações (do útero até 4 meses) e o estágio de decodificação de informações (4 meses a 1 ano).
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C; GOODWAY, J.D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebes,crianças, adolescentes e adultos. 7ª ed. São Paulo: Phorte, 2013.
Os estágios de codificação e de decodificação representam:
Alternativas
Alternativa 1:
Momentos de risco no desenvolvimento.
Alternativa 2:
Um período de estagnação no desenvolvimento motor.
Alternativa 3:
É um momento de se atentar e focar na performance das habilidades motoras.
Alternativa 4:
Uma ampla variabilidade de oportunidades para aprender habilidades fundamentais.
Alternativa 5:
Períodos de coleta de informações sensoriais, as quais serão processadas para facilitar o surgimento de movimentos voluntários
Respostas
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
Boa sorte
Bom estudos
Resposta:
Alternativa 5:
Períodos de coleta de informações sensoriais, as quais serão processadas para facilitar o surgimento de movimentos voluntários.
Explicação:
Até aproximadamente o quarto mês o bebê atravessa o estágio de codificação de informações, (GALLAHUE; OZMUN, 2005), no qual as diversas reações causadas por seus centros cerebrais inferiores servem como meios primários para conhecer seu ambiente, buscar alimentos e procurar proteção. Ao final do quarto mês tem inicio o estágio de decodificação de informações, proposto pelos mesmos autores supracitados. É quando o comando subcortical dos movimentos do bebê começa a ser substituído por atividade motora voluntária gerenciada pelo córtex, agora mais desenvolvido. Isto quer dizer que neste momento o bebe começa a ganhar controle sobre seus movimentos através de sua nova habilidade de processar informações, ao passo que a reação instintiva a estímulos vai sendo paulatinamente superada.