LEIA O TEXTO ABAIXO: TOP, CINTURA BAIXA E BELEZA IMPERFEITA Elas parecem maritacas. Andam em pequenos bandos e são muito ruidosas. Duas ou très maritacas alegram uma árvore inteira. Très ou quatro dessas meninas animam toda uma rua. Não têm penas para limpar com o bico, mas passam o dia baixando o top e levantando a calça, que insistem em subir e descer. E todas elas - meninas e aves - são extremamente volúveis e tiram sua alegria de uma admirável mobilidade. Passam o dia de um lado para o outro. [...] Boa parte da arte contemporânea procura levar a vida para dentro dos trabalhos de arte e também para os museus e galerias. Um pouco de atenção à própria vida revelaria o quanto esse raciocínio ainda preserva de antigos dualismos. Afirmo que há mais arte na maneira dessas meninas se arrumarem - ou seja, na rua, na vida - do que em dois terços da arte feita em nossos dias. [...] * (Boa companhia - Crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 151-156.)
1) por que esse texto pertence ao gênero crônica? justifique a resposta com a característica do gênero.
2) No gênero crônica são retratadas cenas do cotidiano de forma descontraída ou, até mesmo, com uma boa dose de ironia. Cite 3 situações que aconteceram ou acontecem no seu cotidiano que poderiam render uma boa crônica.
Respostas
respondido por:
4
1) É possível observar que este texto se trata do gênero de uma crônica, pois ele retrata em forma de prosa situações do cotidiano.
A crônica também pode ser escrita em uma narrativa feita na terceira pessoa do singular. O uso da figura de linguagem da metonímia também é bastante presente neste gênero textual.
2) Dentre 3 situações que podemos transpassar em uma crônica:
- Chegar no ponto de ônibus e perder o transporte;
- Chegar atrasado em algum lugar importe;
- Acordar de manhã cedo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás