1- Quais as causa da Revolução das 13 colônias americanas?
2- Quais as diferenças econômicas entre as colônias do norte e do sul nos Estados Unidos?
3-Quais as causas da Revolução Francesa?
4- Como estava dividida a sociedade francesa antes da Revolução Francesa? Explique cada um dos grupos sociais desse período. *
5- Quem eram os girondinos e jacobinos? Explique as principais características de cada um desses grupos. .
Respostas
Resposta:
1. Uma série de leis decretadas pela Inglaterra, com o objetivo de aumentar a arrecadação de impostos das Treze Colônias, cujo impacto sobre os colonos gerou insatisfação. O estopim para a revolta geral dos colonos aconteceu quando os ingleses decretaram a Lei do Chá, que determinava que o chá nas Treze Colônias somente seria vendido pela Companhia das Índias Orientais.
2. No Norte, era instituído o sistema de industrialização, luta pelo abolicionismo, implantação do capitalismo industrial, grandes centros comerciais.
Já no Sul, era utilizado o sistema de plantation, a economia era baseada na agricultura de exportação, escravocrata e contra a abolição da escravidão.
3. O pensamento iluminista; a influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; a desigualdade entre diferentes grupos sociais; a alta cobrança de impostos num período de fome e miséria; uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
4. A sociedade francesa desse período vivia uma realidade de três Ordens ou Estados do Antigo Regime: o Clero ou Primeiro Estado, a Nobreza ou Segundo Estado, sendo ambas classes privilegiadas, e o Povo ou Terceiro Estado (restante da população que não possuía privilégios).
5. Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados. Em suma, os girondinos representavam agora os interesses moderados das classes mais altas, enquanto os jacobinos apoiavam-se nos desejos de uma participação política maior da população francesa.