Respostas
Resposta:
O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana. O transtorno de compras compulsivas (TCC) é caracterizado como um comportamento crônico e repetitivo, que tem consequências prejudiciais e que normalmente ocorre em resposta a eventos ou sentimentos negativos.
O crescimento dos hábitos de consumo acontece após o aumento da produção industrial, o que ocorre a partir da Revolução Industrial, momento em que foram feitos mais investimentos na produção de serviços. Por consequência disso, os hábitos de consumo foram cada vez mais incentivados e crescentes.
Dentre os principais motivos que levam uma pessoa a ser consumista, podemos destacar: ... A propaganda - que é passada com o objetivo de lembrar a pessoa que existe um produto ou serviço capaz de atender a uma necessidade - é capaz de encantar os potenciais consumidores e incentivar a compra supérflua (desnecessária).
Porém há maneiras de evitar como por exemplo: respeite seu orçamento mensal, faça uma lista quando for ao supermercado, deixe o cartão de crédito em casa, não compre de primeira, cuidado com as promoções.
As pessoas fazem isso pela necessidade de status social: acreditar que consumir é importante para ser aceito socialmente faz com que as pessoas comprem sem ter condições. Isso porque acreditam que possuir alguma coisa é o que fará a diferença para os outros, e não o que ela realmente é. Mas é claro que nem toda pessoa que compra muito é, necessariamente, um comprador compulsivo. Geralmente, quem sofre de oneomania não compra mais por prazer, mas simplesmente por necessidade psicológica — ou seja, para preencher o vazio deixado pela ansiedade e depressão.
Mais defendo a ideia de que mentalidade consumista e “mentalidade egoísta” são sinônimos, o consumo sem pensar nas consequências em relação ao planeta.
Explicação: