A vítima de um acidente apresenta o seguinte quadro: lábio roxo e falta de movimento do tórax. Esse quadro mostra que a vítima está:.
Respostas
Resposta:
Tendo uma parada cardiorrespiratória
Explicação:
A vítima de um acidente apresenta o seguinte quadro: lábio roxo e falta de movimento do tórax. Esse quadro mostra que a vítima está:
Resposta: Tendo uma parada cardiorrespiratória
Uma vítima de acidente que apresenta lábios roxos e ausência de movimentação do tórax está tendo uma parada respiratória.
Nesse caso, a vítima apresenta um quadro de parada respiratória. O lábio roxo, mostra que o oxigênio não está circulando como deveria. Além disso, ela também pode apresentar outros sintomas como inconsciência, imobilidade e arroxe amento da face. Assim, ao constatar todos estes sintomas, o socorrista deve levar a vítima até um local seguro, depois disso, verificar seu estado de consciência e tentar manter desobstruída as vias aéreas afrouxando as roupas da vítima e mantendo a vítima deitada para que a mesma recupere a respiração.
Parada cardiorrespiratória (PCR)
Em um caso em que uma vítima de acidente apresenta com lábios roxos e falta de movimentação do tórax, é possível afirmar que ela está em parada respiratória, e, provavelmente, em uma parada cardiorrespiratória. Nesse quadro, o paciente não apresenta ventilação ou batimentos cardíacos, de forma que os órgãos passam a um estado de hipóxia pela ausência de oxigênio ou circulação.
Nos casos de PCR, portanto, deve-se iniciar os protocolos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), analisando o ritmo cardíaco no eletrocardiograma e realizando compressões torácicas e ventilações manuais, caso possível.
Esse quadro mostra que a vítima está é chamado de parada cardiorrespiratória (PCR).
Como interpretar uma parada cardiorrespiratória?
Primeiramente, vamos interpretar os sinais clínicos presentes na vítima do acidente:
- Lábio roxo: denota cianose, podendo ser por má perfusão tecidual (falta de pulso) ou baixa oxigenação (alteração pulmonar);
- Falta de movimento no tórax: denota que o pulmão está insuficiente, em falência aguda.
Com esses dois dados, podemos inferir que a vítima encontra-se em parada cardiorrespiratória (PCR), e se nada for feito, evoluíra rapidamente para o óbito.
A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma situação de saúde com emergência em que o coração para de bater e a respiração para de funcionar, impedindo a circulação de sangue e oxigênio para o cérebro e outros órgãos.
Veja mais sobre Parada Cardiorrespiratória em:
brainly.com.br/tarefa/45481224
#SPJ5