• Matéria: História
  • Autor: karenhamanda
  • Perguntado 3 anos atrás

1- De acordo com o texto, porque antes do Iluminismo não era possível aos indivíduos expressarem-se esse livremente na esfera pública? A quem era reservado esse direito?

2- Qual é a relação, segundo o autor, entre consciência individual e Iluminismo? Justifique sua resposta com trechos do texto.

3- Redija um pequeno texto estabelecendo relação entre o iluminismo e a frase: "seria incoerente com o esclarecimento se acreditássemos que as noções correntes de liberdade e democracia devem estar em isentas e críticas?

4- Na sua opinião, a liberdade de expressão deve ser irrestrita ou existem limites para ela? Dê exemplos que justifique sua resposta. ​

Anexos:

Respostas

respondido por: cpaimm05
13

1. Porque as instituições de poder eram muito poderosas e censuravam quaisquer pensamentos ou opiniões que ameaçavam as figuras de influência

2. "O iluminismo se desenvolve a partir do esclarecimento intelectual vindo da consciência do indivíduo como uma nova forma de racionalizar e explicar o mundo."

3. "O iluminismo foi um movimento de caráter científico, político e social, surgido na Inglaterra e popularizado pela França. Ele buscava se construir como a tentativa de trazer a luz da razão contra a ignorância da superstição.  Deste modo, o iluminismo era, por excelência, um movimento crítico das tradições e preconceitos estabelecidos no lugar de verdades. Por conta desta natureza crítica, tudo deve ser analisado e melhorado na medida em que pode ser melhorado, não estando nada, absolutamente nada, "livre" do processo de análise e crítica, e por conta disto seria incoerente com o esclarecimento se acreditássemos que as noções correntes de liberdade e democracia devem estar isentas de crítica."

4. "A liberdade de expressão deve ser irrestrita porém, o indivíduo deve respeitar as noções previstas na constituição antes de utiliza-la. Um contraponto do que é liberdade de expressão, pode ser visto nas ditaduras, onde os indivíduos perdem sua liberdade de expressão, fato que fere a constituição que determina liberdade à todos os indivíduos."

respondido por: playv8856
3

Resposta:

1)Antes do iluminismo, os indivíduos não podiam se expressar livremente na esfera pública porque as instituições de poder eram muito poderosas e censuravam quaisquer pensamentos ou opiniões que ameaçavam as figuras de influência (rei, nobres, igreja católica). Por isso eles puniam pessoas mesmo com a morte.

2)O Iluminismo é um movimento intelectual e cultural que se inicia a partir da segunda metade do século XVIII, também referimos a esse movimento como “Século das Luzes”, “Ilustração” ou “Esclarecimento”.

3)O iluminismo foi um movimento de caráter científico, político e social, surgido na Inglaterra e popularizado pela França. Ele buscava se construir como a tentativa de trazer a luz da razão contra a ignorância da superstição.

Deste modo, o iluminismo era, por excelência, um movimento crítico das tradições e preconceitos estabelecidos no lugar de verdades. Por conta desta natureza crítica, tudo deve ser analisado e melhorado na medida em que pode ser melhorado, não estando nada, absolutamente nada, "livre" do processo de análise e crítica, e por conta disto seria incoerente com o esclarecimento se acreditássemos que as noções correntes de liberdade e democracia devem estar isentas de crítica.

4)Na minha opinião, é necessário sim! um limite para a nossa liberdade de expressão, um limite digamos que, unitário, ou seja, cada um deve estabelecer um limite cabível para um bom convívio na sociedade.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares