Graciele Kraemer, a partir de sua experiência e estudos, descreve seu entendimento sobre a Surdez no contexto da Educação Especial e Inclusiva.
Pensar a surdez e a educação de surdos, de acordo com Graciele Kraemer, deve considerar os movimentos históricos que passam a reverberar, em nosso presente, na política de inclusão escolar, e por isso, ela destaca como aspectos centrais:
I.É crucial compreender a surdez e educação de surdos como a mesma coisa.
II. A surdez vem sendo significada a partir da compreensão cultural da deficiência.
III. Na década de 1990, a educação de surdos passa a ser significada a partir de uma perspectiva bilíngue.
IV. Há a necessidade de se pensar ambientes educacionais que sejam linguisticamente favoráveis ao desenvolvimento do aluno surdo.
Analise as afirmativas abaixo em relação a Educação de Surdos e assinale a alternativa com os itens corretos:
A) I, II e a IV.
B) II, III e a IV.
C) II e a IV.
D) I, III e a IV.
Respostas
Resposta:
II,III e IV
Explicação:
A primeira alternativa é uma pegadinha, surdez é a condição de saúde do indivíduo; E a educação para surdez é metodologia.
Sobre a surdez, podemos constar que os seus aspectos centrais estão descritos nas alternativas II, III e IV. Ao contrário do que consta na I, a surdez é a perda auditiva em sua totalidade, já as pessoas que perderam apenas uma parte dela não são surdos e sim deficientes auditivos. Cada caso deve ser tratado de uma maneira diferente. Sendo assim, a alternativa correta é a B.
Sobre a surdez e sua importância na educação
Na educação, a surdez vem sido ressignificada através do entendimento da deficiência em sua totalidade. Ela é uma realidade que atinge uma boa parte da nossa população, e o ideal é que todos aprendam a linguagem dos sinais para poder se comunicar e auxiliar uma pessoa que se comunique através dela.
Hoje em dia o acesso à educação da linguagem de sinais é muito mais acessível, pois qualquer faculdade oferece a cadeira como complementar, além de termos a possibilidade de estudá-la em cursos online. Já as pessoas surdas por direito podem ser bilíngues, aprendendo a sua lingua materna (aprendendo também a prática não-verbal) e a lingua de sinais.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre libras em https://brainly.com.br/tarefa/20793477
#SPJ2