1. Após a derrota de Napoleão em 1815, D. João decidiu manter a corte no Rio de Janeiro. Para justificar sua decisão, elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. O estabelecimento da família real no Brasil é considerado um processo de INTERIORIZAÇÃO DA METRÓPOLE por Maria Odila Dias. O que significa essa expressão utilizada pela historiadora?
a) Com a mudança nas relações sociais e mercantis e o desejo de permanecer no Brasil, alterou-se a lógica do Pacto Colonial. A metrópole interiorizou-se, ou seja, voltou suas atenções para a colônia.
b) Quando D. João VI chegou com a Corte e logo fixou moradia na cidade do Rio de Janeiro, mas buscou migrar para o interior do estado como forma de fugir da violência do litoral, interiorizando-se.
c) A historiadora analisa como a Corte Portuguesa buscou fixar-se nas regiões interioranas do estado do Rio de Janeiro, deixando a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para D. João e sua família.
d) Foi um fenômeno de descoberta pessoal no qual os membros da comitiva passaram. Isso só foi descoberto por que as fontes históricas (cartas e diários) relatam essa busca pela paz interior ao se estabelecerem em um território mais calmo e sem a ameaça das guerras napoleônicas.
2. As mudanças na cidade do Rio de Janeiro possibilitaram significativas transformações no Rio de Janeiro. Porém a cidade não estava preparada para receber toda a corte. Houve então uma grande reforma urbana, construindo ruas mais largas, jardins, praças, casarões para abrigar a nobreza. Porém, as mudanças culturais também modificaram o cotidiano dos habitantes da cidade. Quais foram essas mudanças de hábitos e costumes?
a) O hábito de alimentação dos habitantes da cidade que passaram a ter contato com alimentos consumidos pelos povos originários que habitavam a região.
b) A habitação dos moradores do subúrbio carioca que passaram a residir nos palacetes da cidade para que a Corte pudesse reformar as casas e habitá-las.
c) O conhecimento de novos temperos, como cravo e pimenta, trazidos pela primeira vez ao Brasil pelos membros da Corte de D. João VI.
d) A moda europeia passou a ser seguida pelas mulheres da elite brasileira, além de hábitos mais similares à Corte, como a cerimônia de beija-mão.
Respostas
Resposta:
1
a) Com a mudança nas relações sociais e mercantis e o desejo de permanecer no Brasil, alterou-se a lógica do Pacto Colonial. A metrópole interiorizou-se, ou seja, voltou suas atenções para a colônia.
2
d) A moda europeia passou a ser seguida pelas mulheres da elite brasileira, além de hábitos mais similares à Corte, como a cerimônia de beija-mão.
1 - É correta a alternativa A, de modo que a própria Corte Portuguesa se transferiu para o Brasil em 1808, levando consigo (estima-se) um quarto de todo o PIB português e um número de funcionários públicos empregados ao serviço da Coroa que somavam mais de dez mil súditos.
Esta mudança fez com que o Rio de Janeiro, por ser a cidade que abrigava o corpo do Rei a corte, ´passasse a ser temporariamente a capital do Império Português (a única vez na história que o Império teve a capital em outro contente), e fez com que o próprio Brasil fosse elevado à categoria de Reino e depois de Reino Unido em 1815.
2 - É correta a alternativa D, de modo que a população local da nova capital (o Rio de Janeiro) passou a se integrar cada vez mais no sistema de símbolos que marcavam a experiência política das Monarquias na Europa de então.
As roupas de corte europeu, por exemplo, passaram a ser cada vez mais comuns dentre as mulheres da alta sociedade, assim como a quase celebração da pessoa do Rei se tornou rotineira.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/15309221