Uma professora resolve passar suas férias de julho na Europa. A temperatura ao embarcar em Curitiba é de 10ºC. Ao desembarcar na Itália, após uma longa viagem, surpreende-se com o calor, muito maior que o esperado, já que um termômetro de rua marcava a temperatura em 40ºC.Ao observar seu anel, supostamente de ouro (coeficiente de dilatação linear α = 15.10^-6 ºC-1) de diâmetro 20 mm, pode-se afirmar que o anel:
Respostas
Resposta:
letra a) estava dilatado, com diâmetro 0,009 mm maior.
Explicação:
O anel da professora se dilatou pois sofreu uma dilatação térmica ao ir de Curitiba a Itália em um aumento de temperatura, e a variação do diâmetro é igual 0,009 mm.
Dilatação térmica
A dilatação térmica é um aumento das dimensões de um corpo quando ele sofre um aumento de temperatura, a sua intensidade pode ser calculada da seguinte maneira:
ΔL = L0 . α . ΔT
Sendo:
- α o coeficiente de dilatação linear.
- L0 o comprimento inicial.
- ΔT a variação de temperatura.
O anel de uma professora tinha um diâmetro inicial de 20 mm e ele sofreu uma dilatação térmica quando ela foi de Curitiba, que estava em uma temperatura de 10ºC, até a Itália, que estava em uma temperatura de 40ºC. Substituindo na fórmula para cálculo da variação do diâmetro:
ΔL = L0 . α . ΔT = 20 . 0,000015 . (40 - 10)
ΔL = 0,009 mm
Para saber mais sobre dilatação térmica: https://brainly.com.br/tarefa/45611638
#SPJ2