1) Nietzsche é na filosofia moderna um adendo de aforismas e poesia. Crítico da tradição é considerado pai do irracionalismo. Qual é o sentido da crítica que Nietzsche direciona à Sócrates em sua obra “O nascimento da tragédia”? *
1 ponto
a) Sócrates não foi rigoroso o bastante em sua busca da verdade.
b) A filosofia de Sócrates conduziu à vida trágica.
c) Sócrates foi o primeiro a propor a vida como critério do conhecimento.
d) Sócrates submeteu a vida ao conhecimento.
e) Sócrates subordinou o conhecimento à tragédia grega.
2) Complete a frase de Nietzsche: “Em algum remoto rincão do universo cintilante que se derrama em um sem número de sistemas solares, havia uma vez um astro, em que animais inteligentes inventaram o ____________. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da ‘história universal’: mas também foi somente um minuto. Passados poucos fôlegos da natureza congelou-se o astro, e os animais inteligentes tiveram de morrer” NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. In MARÇAL, Jairo (org.) Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED – Pr., 2009. *
1 ponto
a) trágico
b) conhecimento
c) homem
d) Deus transcendente
e) livre-arbítrio
Respostas
Resposta:
1. d) Sócrates submeteu a vida ao conhecimento.
2. b) Conhecimento.
Explicação:
1 - Para Nietzsche Sócrates foi um decadente, um homem teórico que escolheu a morte em vez da vida e eliminou o espírito trágico da cultura grega.
2 - Na obra “Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral”, Nietzsche afirma que: “Em algum remoto rincão do universo cintilante que se derrama em um sem número de sistemas solares, havia uma vez um astro, em que animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da história universal: mas também foi somente um minuto que passou”.
Classroom
2º TRI | Filosofia | 3ª Série | Aula 17 | 21/07/2021
Sócrates, na visão de Nietzsche, era inautêntico por não viver filosoficamente. Por isso, rompeu com a filosofia ao se subordinar ao conhecimento (1-D, 2-B).
Para Nietzsche, o conhecimento e o desejo de poder ou a vontade de dominação estão interligados.
De acordo com o pensamento do filósofo Nietzsche, o saber autêntico liga-se à vontade de potência do homem e do quanto ele domina o que foi capitado.
Em outras palavras, o homem conhece aquilo que é lhe de interesse e sua ânsia pelo conhecimento vai de encontro com as coisas que podem ser dominadas por ele.
Para Nietzsche, o homem quer ser forte o tempo todo. Ele utiliza da sua ação e da sua criatividade para dominar os mais fracos. E a fraqueza é um sinal de ressentimento e de não aceitação do amor fati (amor ao destino).
Link: brainly.com.br/tarefa/33296123