• Matéria: História
  • Autor: Livinha1209
  • Perguntado 4 anos atrás

“[...] pode-se dizer que o Capitão América é um personagem criado especificamente para atender determinadas demandas políticas ideológicas, voltadas à propaganda contra os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) no período da Segunda Guerra Mundial.”PEDROSO, Rodrigo Aparecido de Araújo. Guerra Fria e anticomunismo nas histórias em quadrinhos do Capitão América de 1954. In: XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC. Anais... Rio de Janeiro: UFF, 2014. p. 1.1. De que maneira a propaganda pode ser usada num contexto de guerra, como foi a 2ª Guerra Mundial? *1 pontoa) A propaganda não tem qualquer efeito de divulgação de um ideal de luta, união. Ela não pode ser usada numa guerra.b) A propaganda ajuda a divulgar um ideal de luta, união, identificando o inimigo e mobilizando a luta contra esse inimigo. A linguagem da propaganda deve ser feita de uma maneira que a população não entenda, pois seu objetivo não é facilitar a vida do povo.c) A propaganda ajuda a divulgar um ideal de desordem …


lizpanegalli12: 1D 2B
hannaa09: certinho,obrigada ;)
gilsklar58: isso msm vlw :)

Respostas

respondido por: purplethewolfbr
25

Explicação:

1. De que maneira a propaganda pode ser usada num contexto de guerra, como foi a 2ª Guerra Mundial? *

0/1

a) A propaganda não tem qualquer efeito de divulgação de um ideal de luta, união. Ela não pode ser usada numa guerra.

b) A propaganda ajuda a divulgar um ideal de luta, união, identificando o inimigo e mobilizando a luta contra esse inimigo. A linguagem da propaganda deve ser feita de uma maneira que a população não entenda, pois seu objetivo não é facilitar a vida do povo.

 

c) A propaganda ajuda a divulgar um ideal de desordem e desespero, com a certeza da própria derrota. Com o inimigo identificado e exposto pela propaganda, a população pode entender que não é possível vencer.

(X)d) A propaganda ajuda a divulgar um ideal de luta, união, identificando o inimigo e mobilizando a luta contra esse inimigo. A linguagem simples facilita o entendimento da mensagem pela população.

2. O mapa acima mostra como se deu a Operação Barbarossa, em 1941, quando a Alemanha quebrou o Pacto de Não Agressão com a União Soviética, dentro da 2ª Guerra Mundial. Qual a importância da análise de mapas nas aulas de História? *  

a) O mapa deve servir como auxílio na compreensão dos assuntos estudados, ajudando a dar visibilidade ao tema. Portanto o uso do mapa só atrapalha a compreensão das aulas de História.

(X)b) O mapa deve servir como auxílio na compreensão dos assuntos estudados, ajudando a dar visibilidade ao tema. Auxilia na percepção dos espaços onde os acontecimentos se passaram.

c) O mapa não deve ser usado nas aulas de História e deve ficar restrito às aulas de Geografia.

 

d) O mapa deve servir como única ferramenta para estudar História, pois quando bem utilizado o mapa não há necessidade de leitura e análise de textos nem de imagens.


claudiolindo2014: certinho
Maravigoldi2: certinho obrigada
karlasilva1712: obrigada
respondido por: EduardoPLopes
2

Está correta a alternativa D, já que a propaganda era usada nas guerras (como foi o caso da Segunda Guerra Mundial) para estabelecer para a população uma ideia  clara de um inimigo comum, incentivando a população a participar seja ativamente por meio do alistamento militar ou seja indiretamente por meio de doações e das horas extras nas fábricas.

A linguagem destas peças publicitárias era a mais simples possível, de modo que pudessem ser  facilmente compreendidas por quaisquer pessoas que vissem estas peças, sem abrir espaço para interpretação ou questionamento daquilo que a propaganda afirmava. Foi usada por todos os lados do conflito.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/17445645

Anexos:
Perguntas similares