• Matéria: Biologia
  • Autor: Odeiomatematica3
  • Perguntado 4 anos atrás

URGENTE!!!
A doença hemolítica do recém-nascido é chamada de eritroblastose fetal. ocorre quando a mãe é Rh negativa e ao ter seu primeiro filho Rh positivo, desenvolve anticorpos anti Rh. Em uma segunda gestação, se o bebê for Rh positivo, estes anticorpos da mãe atacam o sangue do bebê, causando a eritroblastose fetal. Esta situação pode ser resolvida se a mãe Rh negativa, ao ter seu primeiro filho Rh positivo, tomar uma vacina que impede a produção desses anticorpos.
O fator Rh está presente ou não no nosso sangue. Se estiver presente, você é Rh positivo. Se estiver ausente em seu sangue, você é Rh negativo. O par de gens que determina a presença do fator Rh é dominante e sua ausência é recessivo. Portanto, os genótipos possíveis para esta característica são: RR ou Rr ( fenótipo: Rh positivo) e rr ( fenótipo: Rh negativo)
1- Se um casal for ambos Rh negativo, poderão ter um filho com eritroblastose fetal? Por que?
2- Se o pai for Rh positivo heterozigoto e a mãe Rh negativa, qual a probabilidade do filho ser Rh positivo?
3- Se o casal for Rh positivo heterozigoto, qual a probabilidade de ter um filho Rh negativo?
4- Uma mulher ( rr) casa-se com um homem ( Rr). Tiveram cinco filhos. O primeiro era Rr e apenas o último nasceu com eritroblastose fetal. Dê o fenótipo de cada filho.
5- Um homem homozigoto recessivo para o fator Rh casa-se com uma mulher homozigota dominante, qual a probabilidade de ter um filho com eritroblastose fetal? Justifique.

Respostas

respondido por: edros13
1

Resposta:

1) Não. Porque não terão filhos Rh+ para causar sensibilização ou para os anticorpos anti Rh atacar o feto.

2) 50%

3) 25%

4) (supostamente) o primeiro Rh+ (Rr), segundo, terceiro e quarto Rh- (rr) e o quinto Rh+ (Rr).

5) O%. A mulher é Rh+, não cria anticorpos anti Rh.

Explicação:

Perguntas similares