Respostas
Resposta:
O Chile acrescentou sua própria reivindicação anos depois, em 1940, também com base no fato de ser uma extensão natural de seu território.
A Antártida chilena — como ali é conhecida — faz parte da Região de Magalhães, a mais meridional das 16 regiões em que o país se divide, e se sobrepõe em partes às terras antárticas pleiteadas pela Argentina e pelo Reino Unido.
As outras reivindicações de soberania são baseadas nas conquistas feitas por famosos exploradores da Antártida no início do século 20.
A da Noruega é baseada nas explorações de Roald Amundsen, o primeiro a atingir o Polo Sul geográfico, em 1911
Mas por que tanto interesse em um continente coberto quase inteiramente de gelo?
Uma das principais razões tem a ver com o que potencialmente se encontra sob esse gelo: recursos naturais abundantes.
Apesar de a extração de petróleo e a mineração serem proibidas pelo Tratado da Antártida, ela pode ser explorada para fins científicos.
Assim, os especialistas conseguiram estimar que sob o solo antártico existem cerca de 200 bilhões de barris de petróleo, diz Teller.
"Muito mais do que Kuwait ou Abu Dhabi", destaca.
Porém, hoje não é viável explorar esses recursos, pois — além de expressamente proibido — o custo de extração seria muito alto.
Isso porque, ao contrário do Ártico, que é composto principalmente de oceano congelado, a Antártida é um continente rochoso coberto de gelo.
E essa camada de gelo pode atingir quatro quilômetros de profundidade.
Enquanto isso, a construção de plataformas de petróleo offshore perto da costa antártica, onde se acredita que existam vastos depósitos de petróleo e gás,
Explicação:
Nos últimos sete anos, 250 cientistas brasileiros trabalharam em 25 projetos na Antártica. Conhecer melhor esse continente é fundamental para estudar as mudanças climáticas e aprimorar os serviços meteorológicos, uma vez que a região controla as circulações oceânicas e atmosféricas de todo o mundo.
ESPERO TER AJUDADO.