Respostas
Resposta:
Também conhecida como Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos iniciou-se em 20 de setembro de 1835, mais precisamente durante o Período Regencial. Na época em que aconteceu a guerra, o país era comandado pelo Regente Feijó.
Ela começou como uma revolução regional contra o governo Imperial do Brasil, na província de São Pedro, no Rio Grande do Sul, mas com o passar do tempo acabou se espalhando por outras províncias do sul.
O resultado foi a independência do estado republicano, passando a ser chamado de República do Rio-Grandense. Dentre as principais causas atreladas a Guerra dos Farrapos estava o fator econômico. Na época, a elite sobrevivia do lucro do setor agropecuário, que começou a sofrer com a redução da taxa de impostos por parte do governo em cima dos produtos que vinham da Região da Prata, sob alegação de que os preços eram excessivamente abusivos.
Com base nas novas atitudes do governo e a insatisfação gerada, o estancieiro Bento Gonçalves organizou uma estrutura para fazer com que o presidente provincial renunciasse.