1. (UFF) Dividiu-se um cacho de bananas verdes em duas partes: a primeira foi colocada em um saco pouco arejado e a segunda foi exposta ao ar. Após alguns dias, verificou-se que as frutas colocadas no saco amadureceram mais rapidamente. Isto se deu em consequência:
I. Da liberação do hormônio etileno;
II. Do aumento da pressão parcial de CO‚ que estimula a liberação de giberelinas; III. Da diminuição da pressão parcial de O‚ que estimula a liberação de auxinas;
IV. Da liberação de ácido abscísico, hormônio de natureza protéica;
V. Da diminuição da ação das auxinas que são ativadas pela luz. Qual das alternativas é a correta? *
a-I
b-I e II
c-II
d-II e III
e-III.
Respostas
Resposta:
I. Da liberação do hormônio etileno;
Explicação:
O motivo pelo qual a fruta amadurece mais rápido em um ambiente fechado é que ela acumula etileno, o hormônio do amadurecimento.
O etileno é um hormônio volátil. Por isso, quando se ‘abafa’ a fruta, o etileno fica ali acumulado e o processo de maturação é acelerado.
É considerado o principal hormônio vegetal sendo chamado de “hormônio do amadurecimento”. Diversos frutos, depois de colhidos do pé, possuem um aumento repentino da produção de etileno que culmina em seu amadurecimento. Esses frutos são chamados de climatéricos, e alguns exemplos são bananas, mamões, abacates, mangas. Em frutos que amadurecem no pé (não-climatéricos), o etileno tem ação discreta, mas nem por isso pouco importante. Alguns exemplos são laranjas, limões e morangos.