1) A importância social da Bioética centra-se, justamente, no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros. A bioética possui quatro princípios fundamentais, cujas definições são: As definições acima correspondem, respectivamente, aos princípios de: * 1 ponto a) I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência. B) I - Justiça, II - Autonomia, III - Não Maleficência e IV - Beneficência. C) I - Autonomia, II - Justiça, III - Não Maleficência, e IV - Beneficência. D) I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Beneficência e IV - Autonomia. 2) Um dos conceitos que definem Bioética ("ética da vida") é que esta é a ciência que tem como objetivo indicar os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida, identificar os valores de referência racionalmente proponíveis, denunciar os riscos das possíveis aplicações. Sobre o tema "Bioética" é correto afirmar que: * 1 ponto a) são princípios bioéticos, autonomia, beneficência, não-maleficência e continuidade. B) não envolve questões relacionadas à biotecnologia, direito e medicina. C) estuda apenas aspectos relacionados à biotecnologia e aos seres humanos. D) é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia e direito que investiga temas relacionados à vida.
Respostas
Resposta 1) A
2) D
Explicação:
1 – Sobre os quatro princípios fundamentais da bioética estão corretamente descritos na afirmativa a) as enzimas de restrição são utilizadas para cortar a molécula de DNA.
A produção da insulina comercial ocorre a partir da secção de genes próprios e de hormônios, onde o corte das moléculas de DNA acontece pelas enzimas do tipo de restrição, que possuem a finalidade de rastreamento do gene.
2 – A afirmativa correta sobre o tema “bioética” é a: D) é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia e direito que investiga temas relacionados à vida.
A bioética corresponde a uma ramificação da filosofia e da ética que estuda assuntos relacionados a consideração ética da vida animal. Se relaciona com as disciplinas de biologia, de medicina, de filosofia e também de direito.
Bons estudos!