Quais são os dois paralelos que cortam a América do Sul?
* Círculo Polar Ártico e
Trópico de Câncer
; Linha do Equador e Trópico de Capricórnio;
Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio;
Trópico de Capricórnio e Meridiano de Greenwich
Respostas
Resposta:
Por quantos marcos de Trópicos e demais linhas imaginárias você já passou? Em nossas contas, considerando os marcos, já passamos pelos dois Trópicos, de Câncer e Capricórnio, e pelo Meridiano de Greenwich.

Em astronomia, os trópicos definem-se pelas linhas que separam as regiões da superfície de um planeta que, em virtude da rotação deste, cruzam em algum momento o plano orbital do planeta, daquelas regiões que, situadas mais ao norte ou mais ao sul que os trópicos, encontram-se sempre em um dos hemisférios definidos pelo plano orbital.
Os Trópicos, a Linha do Equador, os Meridianos e círculos polares Ártico e Antártico são, portanto, linhas imaginárias, algumas delas definidas há mais de 2.000 anos!
A linha imaginária que divide o planeta no sentido horizontal é a Linha do Equador que conta com com 40 mil km de extensão e atravessa 14 países da América do Sul, África, Ásia e Oceania, dividindo o Hemisfério Norte do Hemisfério Sul da Terra. No Brasil, a Linha do Equador corta os estados do Amazonas, de Roraima e do Amapá.
Inclinação da terra no dia do solstício de verão no hemisfério sul.
Portanto os trópicos de Câncer e Capricórnio determinam os pontos mais ao norte e ao sul (respectivamente) onde é possível ver o sol a pino. Eles são medidos em unidades de ângulo (graus e minutos), sendo os trópicos a 23º27’ e os círculos polares a 66º34’, ambos em referência à Linha do Equador.
Então, o trópico de Capricórnio é o paralelo situado a exatos 23º27’ ao sul do Equador terrestre e o trópico de Câncer é o trópico ao norte do Equador terrestre, correspondendo ao paralelo 23º27’.
A área da Terra limitada pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, cujo centro é a Linha do Equador, é denominada "região tropical" ou região intertropical. Os trópicos da Terra são traçados cartográficos importantes não somente para a localização, mas também para a demarcação de eventos astronômicos.
Origem do nome Trópicos:
Em geografia, chamam-se "trópicos" (do grego "tropikos" que significa "uma volta completa") aos paralelos geográficos que delimitam a zona onde a projeção zenital dos raios do Sol ocorre ao menos uma vez ao longo do ano. Nos trópicos, a projeção zenital da luz define os momentos dos solstícios.
Nós estivemos em um dos marcos do Trópico de Câncer, mas Bahamas, mais especificamente nas Exumas, na Praia que recebeu seu nome: Tropic of Cancer Beach! Este Trópico corta 17 países do Hemisfério Norte, como México, Egito, Argélia, Arábia Saudita e o Havaí.