• Matéria: História
  • Autor: AnaLisia2310
  • Perguntado 4 anos atrás

quais foram as invenções de Moçambique??

Respostas

respondido por: 4542222356
0

Resposta:

ta aqui meu bem

Explicação:

Charles Drew criou o banco de sangue e Patricia Bath, o tratamento a laser da catarata. Gerald Lawson revolucionou os videogames. Percy Lavon Julian desenvolveu remédios para câncer, anemia, asma, alergias e tratamentos para o mal de Alzheimer. Phillip Emeagwali criou uma supermáquina capaz de realizar bilhões de cálculos por segundo. Katherine Johnson fez contribuições fundamentais para missões da Nasa, como o voo da Apollo 11 à Lua. Já Mark Dean fez parte da equipe que criou o primeiro computador pessoal da IBM, e Ben Carson foi o primeiro neurocirurgião a separar gêmeos siameses unidos pelo crânio.

Além da relevância para a comunidade científica, um outro fator os-une: são todos negros e negras. Contar para crianças e adolescentes estas histórias e trazer outras perspectivas, afirmativas, que mostram que também são profícuos produtores de tecnologias, cultura digital e inovações é um dos caminhos para combater o racismo na escola.

Leia + Combatendo o racismo na escola: abordagens possíveis

Por isso, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou nove invenções de países africanos para abordar em sala de aula. Confira:  

M-Pesa – Quênia

Criado em 2007, o M-Pesa é o primeiro serviço de banco por celular a operar extensivamente. O “M” vem de móvel, enquanto que “pesa” é a palavra suaíli para dinheiro.

Quatro anos após sua invenção, já contava com 14 milhões de usuários movimentando US$ 14 milhões ao dia. Atualmente, opera no Quênia, Tanzânia, Índia, Lesoto, República Democrática do Congo, Gana, Moçambique e Egito.

Turbina eólica sem lâminas – Tunísia

A energia eólica é uma das energias mais limpas do mundo, mas traz alguns impedimentos, porque as hélices matam pássaros e interferem nas ondas de rádio.

Pensando nisso, a startup tunisiana Saphon Energy criou uma turbina eólica sem pás. Em forma de antena parabólica, ela balança em um movimento de oito, uma construção inspirada no projeto das velas de navios de séculos atrás. A turbina foi batizadas de “Saphonian,” em homenagem ao deus cananeu protetor dos marinheiros: Baal Saphon.

Perguntas similares