1.O território colonial foi dividido em lotes de tamanhos diferentes. A administração foi oferecida a nobres portugueses. O trecho acima se refere que tipo de sistema implantado para iniciar a colonização portuguesa no Brasil?
2. Nos anos que se seguiram a chegada da esquadra de Cabral na costa brasileira, praticamente um único produto despertou o interesse dos exploradores portugueses. Qual era esse produto encontrado de forma abundante no Brasil Pré-colonial?
3. O principal dever do capitão donatário era aplicar recursos próprios na ocupação e na exploração da terra. Ele deveria explorar economicamente a terra e garantir a defesa da sua capitania. Para quem era destinada parte da renda obtida?
4. Entre os séculos XVI e XVIII, todas as terras concedidas voltaram para as mãos do rei, por meio da compra ou de desapropriações. O governo português instituiu então, em 1548, um sistema de administração centralizado. Como era chamado esse Sistema?
5. Algumas capitanias, denominadas Capitanias Reais, eram controladas diretamente pela Coroa portuguesa. Por que essa medida foi tomada por Portugal?
6. O sistema de capitanias hereditárias não produziu os efeitos esperados pela Coroa portuguesa em razão de alguns fatores. Cite alguns desses fatores.
7. O sistema de capitanias hereditárias era regulamentado por alguns documentos. Quais eram esses documentos?
8. O sistema de capitanias hereditárias era regulamentado por alguns documentos que concediam aos donatários alguns direitos. Cite três deles.
9. Para povoar a colônia portuguesa da América, e torná-la lucrativa, era preciso implantar um sistema produtivo local, voltado para exportação. Optou-se por um sistema de plantio para efetivar a colonização do Brasil? Qual foi esse sistema?
10. Como era realizado o trabalho durante o Brasil colonial? Explique.
Respostas
Resposta:
1) Refere-se "As capitanias hereditária".
2) O Pau-Brasil.
3) A renda obtida era destina a Portugal.
4) Era chamado de Governo-Geral.
5) Porque perceberam que a primeira tentativa de colonização havia fracassado e muitos donatários sequer tomaram posse das terras doadas.
6) Havia o receio de investir em uma região desconhecida
7) O sistema era regulamentado por dois documentos: Carta de Doação e o Foral.
8) Isenção de taxas, venda de escravos índios e recebimento de parte das rendas devidas à Coroa.
9) Sim, conseguiram se desenvolver graças ao eficaz processo de implantação da economia açucareira
10) Era trabalho escravo
Explicação:
1) As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa.
2) O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI.
3) Afinal, as capitanias hereditárias foram criadas pelo Rei Portugues em 1530.
4) Ele substituiu o sistema de capitanias hereditárias, como uma forma de incentivar a colonização do Brasil, feita com recursos dos próprios colonizadores, e que havia, na maior parte, falhado por conta da falta de incentivos estatais e poucos recursos disponíveis nós territórios coloniais.
8) A doação de uma capitania era feita através de dois documentos: a Carta de Doação e a Carta Foral. Pela primeira, o donatário recebia a posse da terra, podendo transmiti-la para seus filhos, mas não vendê-la. Recebia também uma sesmaria de dez léguas da costa na extensão de toda a capitania.
10) Até então, a ação desses havia sido baseada na exploração do pau-brasil, e o trabalho dos indígenas era realizado por meio do escambo. Assim, os indígenas interessados derrubavam as árvores, levavam até a costa e então eram pagos com objetos oferecidos pelos portugueses.
Espero ter ajudado!!