A educação não pode ser estudada de modo abstrato, fora do contexto de suas contradições e antagonismos de classes. Por isso, precisa ser estudada dentro de seu ambiente e de sua época histórica. Sobre a educação na antiguidade, e em especial na Grécia Clássica, é correto afirmar: Escolha uma opção:
a. Na Grécia Clássica, as explicações religiosas foram mantidas como a única referência para o homem grego pensar sua vida e, consequentemente, a própria educação.
b. Os povos orientais antigos desenvolveram uma reflexão sobre a prática educacional que serviu de modelo para o povo grego antigo, devido ao grande contato comercial existente entre esses povos.
c. Os povos orientais antigos separaram a educação de suas crenças, tornando a uma prática social independente da religião. d. A palavra grega paideia assumiu nuanças que a tornaram um termo complexo, correspondendo a vários sentidos modernos, entre eles civilização, cultura e educação.
e. Para os filósofos gregos, a educação baseava-se no exemplo dos heróis, e o ideal de formação encontrava sua realização no cumprimento de seu destino que já estava traçado.
Respostas
Na Grécia Clássica, a educação tinha uma palavra para denotar a educação, era "paideia", uma palavra complexa e de muitos sentidos, envolvendo a educação e a cultura de uma pessoa (alternativa D).
O ideal de educação da Grécia envolve o ensino da retórica, da gramática, da música, matemática, ginástica e outras ciências, tudo para formar uma pessoa capaz de viver em sociedade, um cidadão capaz de agir bem, liderar e ser liderado em qualquer situação.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa: D
Explicação:
A palavra paidéia, significando inicialmente criação dos meninos (pais, paidós, “criança”), mas que assumirá nuanças que a tornarão um termo complexo. Pode significar expressões modernas como civilização, cultura, tradição, literatura ou educação; mas na verdade, seu significado entre os gregos é o de um projeto de formação do homem em todas as suas dimensões.