QUEM É BOM EM REDAÇÃO, ME AJUDA A COMPLETAR ESSES PARÊNTESES, PELO AMOR DE DEEEUS!!!
Argumento 1: Insuficiência legislativa.
Argumento 2: Receio de denunciar.
Em primeiro plano, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a insuficiência legislativa. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, por causa da baixa operação das autoridades, (APROFUNDAMENTO DO ARGUMENTO 1 + CAUSA/CONSEQUÊNCIA). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
De outra parte, o receio de denunciar também pode ser apontado como promotor do problema. De acordo com Paulo Freire (2000, p. 67), “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Partindo desse pressuposto, percebe-se que (APROFUNDAMENTO DO ARGUMENTO 2 + CAUSA/CONSEQUÊNCIA). Destarte, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o receio de denunciar contribui para a perpetuação desse cenário caótico.
Respostas
Resposta e Explicação:
Primeiro, prestamos atenção ao tema da redação: Analfabetismo total e funcional. Analfabetismo funcional é quando uma pessoa conhece as letras e os números, mas não consegue compreender textos simples e até mesmo realizar cálculos matemáticos dos mais simples ao avançado. Já Analfabetismo total é quando a pessoa não sabe nem ler e nem escrever. Pronto, sabendo disso, já podemos pensar na nossa tese: que vai ser os dois argumentos, duas questões ou duas causas que contribuem para essa problemática. Argumento 1: Insuficiência legislativa (quando existe a lei, mas ela não é aplicada na prática, só existe no papel) e Argumento 2: Receio de denunciar (Medo de denunciar essa insuficiência).
Agora, devemos aprofundar o primeiro argumento, mas antes a gente pode pensar: Quem são as autoridades? Qual o papel delas frente ao Analfabetismo? Se pegarmos a origem da palavra democracia veremos que vem do grego e demo: povo, cracia: poder, ou seja, poder do povo e na Constituição em um parágrafo diz: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição, ou seja, podemos ver que tanto na etimologia da palavra e na Constituição a verdadeira autoridade é o povo e que os servidores públicos de diversas áreas, como parlamentares e ministros são nossos representantes e não cabe a eles ditarem regras que firam os benefícios da população. Logo, a gente já pode ir construindo o aprofundamento do argumento 1 ficando: (Se intensifica o problema, pois autoridades como: ministros e presidentes não cumprem seu papel, uma vez que faltam políticas públicas que possam reverter essa situação contribuindo para o crescimento do analfabetismo no país). Argumento 2: (esse receio possa ser um fator para a ocorrência do problema, porque se uma pessoa não se manifestar em relação a isso, não lutar por uma melhoria, a situação irá permanecer).
Espero ter ajudado e bons estudos.