A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar doenças como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Texto adaptado
A partir da análise e das informações:
A) Explique se essas doenças podem acontecer e se existe alguma influência das massas de ar, durante todo o ano.
B) Explique se existe alguma relação entre as doenças e a inversão térmica.
Respostas
Explicação:
A poluição do ar representa atualmente o maior risco ambiental para saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são sete milhões de mortes por ano devido a problemas respiratórios causados por poluentes, como asma e o câncer de pulmão. Segundo o Ministério da Saúde, 6,4 milhões de pessoas acima de 18 anos sofrem com asma. Os sinais de doenças respiratórias são falta de ar, chiado no peito e tosse constante. Além da asma, rinite alérgica, sinusite e bronquite causam impacto nas atividades cotidianas como praticar exercícios físicos, dormir e trabalhar.
Na poluição estão presentes várias substâncias extremamente nocivas para o sistema respiratório, que podem causar um processo inflamatório na via aérea e reduzir a movimentação dos cílios que temos no revestimento de todo o trato respiratório. Esses cílios são um importante mecanismo de defesa, mas devido à poluição, podem ficar reduzidos e danificados.
“Em linhas gerais, ocorre uma redução no mecanismo de defesa, ou seja, desses cílios. Isso cria um processo inflamatório que predispõe às infecções inflamatórias”, explica a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e integrante do grupo de Pneumologia Pediátrica do hospital das clínicas da UFMG, Cláudia Ribeiro de Andrade.
As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Além das condições ambientais, há também os fatores genéticos e alérgicos que causam e agravam essas doenças respiratórias.
espero te ajudando