Quais são os argumentos utilizados por eles que são favoráveis e pelos que são contrários a separação do Catalunha?
Respostas
Resposta:
A economia tem um papel-chave no processo separatista da Catalunha. Tanto soberanistas quanto os contrários à independência usam cifras como argumentos pró e contra a secessão.
A Catalunha diz que aporta ao tesouro espanhol mais do que recebe - os dois grupos se acusam mutuamente de manipular dados e criar cenários que não existem.
Qualquer que seja o resultado, é inevitável que ambas as partes percam algo, segundo o presidente do IEE (Instituto de Estudos Econômicos), José Luis Feito.
O presidente catalão Carles Puigdemont anunciou nesta terça que tem a "intenção de seguir o desejo do povo catalão pela independência", mas propôs que o parlamento suspenda os efeitos da separação para que seja possível encontrar uma solução pacífica para o conflito e dialogar com o governo central de Madri.
A Generalitat (o governo catalão) disse que a Catalunha não deixará de utilizar o euro mesmo se ficar fora da zona da moeda.
Assim como faz o Equador com o dólar americano, o governo catalão manteria o euro como moeda para dar "segurança jurídica às transações empresariais de suas companhias".
O economista Feito considera isso impossível, já que uma Catalunha independente nasceria com uma fuga de empresas e capitais que não a permitiria dar conta de pagamentos como os salários de seus funcionários nem nos primeiros cem dias.
A Catalunha é uma região que atualmente faz parte do território da Espanha, porém a região vem buscando sua independência por se considerarem um povo que possui suas próprias características como (língua, cultura, folclore e etc).
Entretanto, a independência da região não é bem vista pela Espanha por razões econômicas, visto que a região atrai todos os anos uma série de turistas que são uma importante fonte de receita para o PIB espanhol.
O processo de Separação
A Catalunha é uma região que fica ao leste da península Ibérica, o povo catalão possui um idioma próprio (Catalão) e uma cultura própria.
Entretanto, a economia tem um papel fundamental no processo separatistas tanto os que defendem a permanência ao território Espanhol quanto os que desejam a independência.
Para os separatistas a Catalunha contribui mais do que recebe para a economia espanhola, e reconhece que a inevitabilidade de que nesse processo tanto a economia espanhola quanto a Catalã irão perder algo.
Os espanhóis veem como impossível a região ser auto sustentável sem o governo Espanhol, pois após uma possível separação haveria uma fuga de empresas e um colapso na economia que não teria o Euro como moeda oficial, uma vez que o novo país não seria parte da União Europeia.
Regiões que compõem a Catalunha
- Barcelona
- Girona
- Lérida
- Tarragona
Leia mais sobre Catalunha em: https://brainly.com.br/tarefa/45369265