O gás metano (CH4 ) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em
aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra
anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz, com poder de
aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.
Diante disso, elabore uma proposta de como evitar que o gás metano produzido nos lixões e aterros sanitários
contribuam para o aumento do efeito estufa.??
Pfvvvvv ajudaaaa urgenteeeeeeeeee
Respostas
Resposta:
A maneira com a qual o metano é transformado em energia depende do local em questão. Por exemplo, o gás metano produzido pelo lixo é o encontrado em aterros sanitários e lixões. No primeiro caso, o recolhimento do gás é feito por meio de drenos horizontais e verticais dispostos ao longo do aterro, de onde vão para uma área de tratamento que o condensa e refrigera. Daí, ele já pode ser enviado para os motores do aterro, que vão gerar energia. Vale lembrar que esse processo aspira todos os gases provenientes do lixo, e sua junção é chamada de biogás.
Alguns exemplos de aterros que trabalham com usinas de biogás são os de Bandeirantes e São João, ambos localizados em São Paulo. O metano produzido por eles fornece energia para cerca de 700 mil habitantes, além de ser vendido em créditos de carbono para pessoas e empresas que reduzirem sua produção de gases-estufa.
No caso das pecuárias, existem os biodigestores. Eles tratam o adubo que provém do gado, geralmente de porcos, mas também de muitos outros animais. Para os donos de fazenda, este tipo de geração de energia pode resultar em economia e até mesmo em lucro. É claro que os biodigestores não são baratos, mas se for possível adquiri-los e mantê-los, os resultados podem produzir energia suficiente para manter grande parte do funcionamento da fazenda. Ainda assim, o foco deste tipo de processo deve ser a sustentabilidade acima da rentabilidade, já que os níveis de energia provenientes não são necessariamente altos o bastante.