• Matéria: Sociologia
  • Autor: marjiori123soares
  • Perguntado 4 anos atrás

O racionalismo aceita ou não a existência de normas? Sobre isso, aponte como esta corrente teórica considera a ação dos indivíduos.

(Por favor preciso muito, é para um prova)

Respostas

respondido por: galdinogizelda31
1

Resposta:

RACIONALISMO

FILOSOFIA

O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. Como concepção de conhecimento filosófico, o racionalismo começa a tomar corpo durante o Renascentismo, mas as suas primeiras origens podem remontar à filosofia grega, com as teses idealistas platônicas e a concepção do princípio da causalidade.

O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro. Para os racionalistas, todas as ideias que temos têm origem na pura racionalidade, o que impõe também uma concepção inatista, isto é, de que as ideias têm origens inatas no ser humano, nascendo conosco em nosso intelecto e sendo usadas e descobertas pelas pessoas que fazem melhor uso da razão. São considerados filósofos racionalistas

Explicação:

espero ter ajudado


marjiori123soares: Obg
galdinogizelda31: denada
marjiori123soares: Desculpa incomodar, mas será que você poderia responder uma das minhas outras perguntas, eu fiz ela aqui
marjiori123soares: Ta no meu perfil e a pergunta é
marjiori123soares: Como se dá a divisão sexual do trabalho? Existem componentes machistas e/ou preconceituosos nessa divisão? Se a resposta for sim, explique-os.
galdinogizelda31: Entre eles, destaca-se a divisão sexual do trabalho e a divisão internacional do trabalho. Ambas podem ser observadas para além dos muros das fábricas e indústrias onde os trabalhadores desenvolvem suas atividades. A primeira diz respeito à especialização de tarefas que têm como critério o gênero.
galdinogizelda31: eu já respondi
galdinogizelda31: lá na sua outra pergunta
marjiori123soares: Eu vi, muito obrigada mesmo!
Perguntas similares