1. Na obra “Da Divisão do Trabalho Social” (1893), Émile Durkheim apresenta sua tese sobre a relação entre indivíduo e coletividade, buscando compreender como grupos de indivíduos constituem uma sociedade, como se mantém a coesão e a organização social. Como resposta a essas questões ele vai distinguir dois tipos de solidariedade que operariam na manutenção da ordem social: A solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. Assinale a alternativa abaixo que melhor define essas duas formas distintas de solidariedade:
a) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade manifesta pelas diferenças e marcada pela crescente diferença entre indivíduos por suas crenças e tradições. Já a Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança, pela proximidade, interagindo partes em prol do todo.
b) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por simpatia: sujeitos diferentes são ligados por valores agregados que constituem o campo da moral e da ética. A Solidariedade orgânica é aquela que estabelece a noção da democracia, pela qual cada indivíduo é livre para fazer suas escolhas, uma vez que a vontade individual é superior à vontade coletiva.
c) A Solidariedade Mecânica é aquela que estabelece a noção de hierarquia social, do status social, impedindo a mobilização social. A Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança entre os indivíduos, estabelecendo o equilíbrio, já que todos os indivíduos são iguais.
d) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por semelhança. Quando essa forma de solidariedade domina uma sociedade, os indivíduos diferem pouco uns dos outros o que promove alto grau de consenso.
e) A Solidariedade Orgânica é aquela em que o consenso, isto é, a unidade coerente da coletividade resulta de uma diferenciação, que promove interdependência.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
Letra A
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás