1. Nas frases " Derrubei uma casa de barro" e " roubaram a minha bicicleta" o sujeito é respectivamente: * Simples e composto Desinencial e indeterminado indeterminado e desinencial composto e indeterminado 2. Nas frases o " O aluno continua calado" e a "passageira ficou ferida" o predicado pode ser classificado como: * verbal e nominal nominal e verbal verbal e verbal nominal e nominal 3.Quais da sentença abaixo pode ser considerada como Predicado verbo nominal: * O aluno respondeu a prova apressadamente. Vivo num mundo de fantasia. O carpinteiro foi elogiado pela construtora. Achei um emprego. 4.Identifiquei o sujeito e predicado da oração " O amigo do meu vizinho gosta de futebol" * Sujeito composto e predicado verbal Sujeito simples e predicado verbal Sujeito composto e predicado nominalOpção 3 Sujeito desinencial e predicado nominal. 5. Assinale a alternativa verdadeira: * Frase é um enunciado com sentido incompleto. Oração é todo enunciado que tem verbo e período é toda frase com uma oração apenas, enquanto os períodos podem ser simples ou composto. Todo enunciado com verbo constitui uma oração, mas as frases não podem ter verbo. Frase é um enunciado de sentido completo e a oração é todo enunciado com verbo ou locução verbal. Já os períodos são todas as frases com uma ou mais orações.
Respostas
1. Nessas frases, o sujeito é respectivamente:
Desinencial e indeterminado
>> Em "Derrubei uma casa de barro", o sujeito está oculto, mas pode ser identificado pela desinência verbal: a terminação "ei" indica a 1ª pessoa do singular.
Em "Roubaram a minha bicicleta", o sujeito não aparece nem pode ser identificado pela terminação verbal: quem roubou? Assim, tem-se sujeito indeterminado.
2. Nessas frases, o predicado pode ser classificado como:
verbo-nominal e nominal
>> Em "O aluno continua calado" e "A passageira ficou ferida", os trecho grifados são os predicados.
Na primeira oração, o predicado possui dois núcleos: um verbo ("continua") e um nome ("calado"). Por isso, é verbo-nominal.
Na segunda oração, o predicado possui como núcleo um nome (o adjetivo "ferida"). Por isso, é nominal.
3. Nenhuma oração apresenta predicado verbo-nominal.
Talvez haja um erro de digitação.
4. A oração "O amigo do meu vizinho gosta de futebol" apresenta:
Sujeito simples e predicado verbal
>> Nessa oração, o sujeito é "o amigo do meu vizinho". Como só possui um núcleo ("amigo"), é um sujeito simples.
Já o predicado é "gosta de futebol". Como o núcleo é um verbo ("gosta"), classifica-se como predicado verbal.
5. A alternativa verdadeira é:
Frase é um enunciado de sentido completo e a oração é todo enunciado com verbo ou locução verbal.