Respostas
Resposta:
Suas funções são de decoração e de ornamentação.
O artesanato folclórico difere da arte folclórica, pois sua função é utilitária.
Considera-se artesanato folclórico todas as coisas que são necessárias, como a cestaria, a tecelagem, a cerâmica utilitária e as próprias ferramentas de trabalho do artesão.
Espero ter ajudado vc !
Resposta:
No calendário, o folclore tem data marcada para ser lembrado: dia 22 de agosto. E na vida das pessoas, quando ele acontece? Ter clareza sobre essa questão é o primeiro passo para trabalhar na escola as manifestações e a importância da cultura popular tradicional. Não é raro que o folclore seja trabalhado em salas e pátios escolares apenas durante a comemoração de seu dia, quando são relembradas lendas como a da Iara e do Saci Pererê. Como geralmente não se articulam em projetos ou sequências didáticas e nem fazem parte do cotidiano da instituição, a percepção das crianças em relação ao que é, de fato, a cultura popular tradicional fica muito aquém do que essa área de saberes e expressões tem a oferecer. E, para piorar, o mais comum é que suas manifestações acabam sendo tratadas na escola de maneira preconceituosa – como algo inferior em termos de conhecimento.
O folclore diz respeito à vida de cada um de nós, já que pertencemos a grupos sociais que levam adiante costumes, saberes e valores. Da mais simples receita culinária ao mais complexo ritual de casamento, tudo é compartilhado por um povo e levado adiante com o passar do tempo e das gerações. Isso acontece somente por uma razão: essas tradições continuam a fazer sentido, inclusive para os mais jovens.
Explicação: